O grupo automobilístico global Stellantis, dono da Fiat, Jeep, Peugeot, Ram e Citroën, acaba de lançar a sua nova marca, a Leapmotor. A chinesa traz produtos eletrificados e já está amparada por uma rede de concessionários e pós-venda de 36 lojas em 29 cidades. Os primeiros produtos da Leapmotor que serão vendidos na região serão os SUVs C10 Elétrico (BEV), B10 Elétrico (BEV) e o C10 Ultra-Híbrido (REEV). A Stellantis está investindo R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, o maior da história na indústria automotiva sul-americana.
O primeiro modelo a chegar é o C10 e é o único SUV da história do país a oferecer uma tecnologia inovadora em sua versão ultra-híbrida – dotada de um motor a combustão projetado somente para gerar energia – que, por sinal, pode ser usada para recarregar as baterias do carro ou alimentar o motor elétrico de tração. O visual de ambas (elétrica e híbrida) é idêntico. De diferente, aliás, o bocal de reabastecimento de combustível do C10 híbrido. O elétrico tem preço de lançamento partindo de R$ 190 mil. O híbrido, de R$ 200 mil.

Os faróis dianteiros são de leds com tecnologia adaptativa (que ajusta a luminosidade conforme condições climáticas e tráfego) e integrados ao para-choque. Na parte inferior, faróis de neblina (também de leds) emolduram a entrada de ar equipada com persianas móveis, que só se abrem quando necessário, melhorando ainda mais a eficiência energética. As rodas são de liga-leve de 20” escurecidas. As maçanetas, embutidas, para reduzir o atrito do carro com o ar em altas velocidades.
No interior, amplo, vários detalhes interessantes, como o movimento de boas-vindas do banco do motorista, que recua eletricamente por alguns centímetros após a porta ser aberta, retornando à posição memorizada após a entrada do condutor.

Para entrar no carro, basta um exclusivo cartão NFC no celular. A chave digital integrada ao smartphone permite que o veículo detecte a proximidade do condutor e abra o carro sozinho, sem a necessidade de tirar o celular do bolso ou desbloquear a tela. Ao entrar, basta aproximar o cartão NFC no console central ou colocar uma senha numérica personalizável na tela para iniciar a condução.
Segundo a Leapmotor, o C10 foi projetado para evitar o excesso de comandos e botões presentes em outros carros. Nele, todas as funções podem ser monitoradas ou controladas diretamente pela central multimídia Leap One de 14,6 polegadas, incluindo ajustes nos modos de condução, energia, climatização, áudio e cenários personalizados. Abaixo dela, um console central com carregador de indução para celulares embutido é complementado por diferentes compartimentos individuais e dois conectores USB, sendo um do tipo C de recarga rápida.

Todos os assentos adotam espumas de diferentes densidades, apoiando integralmente o corpo de seus ocupantes e garantindo conforto não importando o tempo da viagem. Os bancos dianteiros com ajuste elétrico ainda possuem um sistema completo de aquecimento e ventilação integrado, enquanto quem viajar atrás desfruta da amplitude do espaço para as pernas, graças ao assoalho traseiro plano e ao entre-eixos com mais de 2,82 metros – além de ter difusores de ar-condicionado exclusivos para a segunda fileira e dois conectores USB adicionais.
O porta-malas é de até 465 litros (435l na versão híbrida) e tampa traseira elétrica inteligente: por meio de um comando na própria tampa ou diretamente no sistema multimídia, é possível programar o limite de abertura, recurso essencial para a abertura do porta-malas em garagens com teto baixo ou vagas próximas à parede. E, no C10 Elétrico, ainda há ainda um compartimento adicional extra, na dianteira do veículo, com 32 litros de volume.
Para se precaver em caso de imprevistos no trânsito, é possível acionar as quatro câmeras posicionadas na carroceria e retrovisores para realizar uma gravação contínua de 360º ao redor do carro, com armazenamento das imagens sendo feitas diretamente em um pen-drive. E o navegador on-line integrado analisa a melhor rota até seu destino, levando em conta engarrafamentos, nível de carga da bateria ao fim do trajeto e até mesmo a quantidade de semáforos em seu caminho.

O Leapmotor C10 é equipado com sistema de som com 12 alto-falantes e subwoofer para criar um áudio envolvente no padrão 7.1 (iguais aos home-theater residenciais de primeira linha) com 840W de potência e integrado ao sistema de iluminação ambiente, que pode alterar cores e intensidades das luzes conforme o ritmo da música. Microfones posicionados em pontos estratégicos permitem diferenciar qual ocupante do veículo está falando, então quando o passageiro dianteiro pedir via comando de voz para reduzir a temperatura do ar-condicionado, somente o lado direito será alterado.

O C10 ultra-híbrido é o único carro que a tração é sempre elétrica, independentemente do nível de carga da bateria. Isso garante sempre a mesma experiência, conforto e performance, sem gargalos nos momentos de transição entre motores dos híbridos tradicionais. O modelo possui, além dos programas de condução, modos de energia específicos. São quatro, cada um pensado para atender à necessidade imediata do condutor:
EV+: Prioridade máxima no uso da bateria, com acionamento do motor a combustão quando a bateria alcança um nível mínimo de carga
EV: Recomendado para o uso urbano no dia a dia, prioriza o uso da bateria, com acionamento eventual do motor a combustão se necessário
Combustível: Recomendado para viagens, faz a otimização da energia da bateria e motor a combustão para entregar a melhor autonomia possível
Power+: Aciona instantaneamente o motor gerador, para momentos nos quais é necessário garantir energia para a bateria.
Principais itens de série
– Sete airbags (incluindo um central entre os bancos dianteiros)

– Bancos com revestimento premium
– Bancos dianteiros com memória e função Welcome/Good Bye para o motorista, ajustes elétricos, aquecimento e ventilação
– Retrovisores com memória e aquecimento para desembaçador
– Leap One com tela de 14,6“ com conexão à internet e atualização OTA
– Conexão com aplicativo Leapmotor com controles remotos, chave digital integrada ao smartphone e acionamento de rotinas pré-programadas
– Ar-condicionado digital de duas zonas com ajuste eletrônico do fluxo do ar, detecção de poluentes e saída para a segunda fileira

– Teto panorâmico Sky View de 2,1 m²
– Sistema de som Theather Sound System 7.1 de 840W com 12 alto-falantes
– Iluminação totalmente de led com faróis com facho alto automático
– Carregador de celular por indução
– Porta-malas com abertura e fechamento elétrico com ajuste inteligente de altura
– Iluminação ambiente Smart Light com integração ao sistema de som e auxílio à manobra
– Câmeras com visão 360º com função de chassi transparente, visão de rodas e modo gravação
– Sistema para criação de rotinas automatizadas
– Sistema V2L (alimentação externa de equipamentos com a energia do carro)
Leap Pilot (ADAS L2)
– Piloto automático inteligente (mantém distância do tráfego à frente) com assistência em engarrafamentos
– Frenagem automática de emergência
– Detecção de ponto cego
– Aviso de tráfego cruzado em ré com frenagem automática
– Alerta e assistente de permanência na faixa
– Leitor automático de placas
– Alerta de abertura de porta
– Alerta de colisão traseira
– Alerta de fadiga e distração do motorista com câmera