XC90 e EX90 enfim chegam ao Brasil. Um custa R$ 640 mil; o outro, R$ 859 mil

Modelos topo de linha híbrido e 100% elétrico da Volvo têm como destaques a tecnologia de ponta e os equipamentos de segurança

Marcelo Agner, enviado especial a São Paulo – É impossível circular sem ser notado com um EX90, seja nas ruas ou nas estradas. O gigante de sete lugares da Volvo tem beleza e sofisticação visual. E a embalagem do novo carro, lançado semana passada no Brasil, traz um veículo capaz de provocar admiração no mais exigente dos consumidores de produtos premium, um mercado altamente disputado no Brasil. Inovação tecnológica e segurança são as credenciais do carro da montadora sueca, à disposição nas 27 concessionárias da marca e em outros 45 pontos de venda. Dirigir um EX90 totalmente elétrico tem seu preço: R$ 849.950.

A Volvo garante que o lançamento topo de linha é o carro mais seguro produzido pela montadora em seus 98 anos de existência. São tecnologias embutidas capazes de proteger o motorista e passageiros, mas também todo um ambiente externo. Desenvolvido em parceria com a NVidia, o Sistema de Compreensão do Motorista permite, entre outros avanços, detectar se o condutor apresenta sinais de cansaço ou está distraído, emitindo avisos, como solavancos, e fazendo as correções necessárias na trajetória. Com um sistema composto por  câmeras, cinco radares e 12 sensores ultrassônicos, o LiDAR do EX90, com é capaz de mapear a área externa do bólido, com notificações sobre a presença de pessoas, animais ou objetos que possam se aproximar do carro.

A modernidade do EX90 pode ser sentida na prática, durante o test-drive realizado com o veículo em estradas no interior de São Paulo e nas ruas da capital paulistana. Extremamente tecnológico, o carro entrega o que promete de segurança e conforto. A tela multimídia de última geração tem 14,5 polegadas, com conexão total à internet, com Google integrado, com a exibição de mapas com incrível precisão.

O sistema de som ambiente impressiona: são 25 alto-falantes. Com tantos equipamentos de última geração, viajar com o novo lançamento da Volvo é sinônimo de tranquilidade. Com sete assentos, o veículo acomoda uma família numerosa, com bom espaço no porta-malas — 655 litros, podendo ser ampliado para mil, com o rebaixamento dos bancos da segunda fileira.

Fabricado na planta de Charleston, na Carolina do Sul (EUA), o novo Volvo tem dois motores elétricos (produção conjunta de 517 cavalos de potência) e acelera de zero a 100 km/h em 4,9 segundos. Com autonomia de 459 km — medidos pelo Inmetro —, o EX90 permite viagens com distância segura, principalmente nas proximidades de Brasília, como Goiânia e Pirenópolis.

Veja itens de destaque do EX 90

● Sensoriamento avançado externo: 8 câmeras, 5 radares, 16 sensores ultrassônicos
● Freio automático em cruzamento – curva à esquerda/direita; veículos, scooters, ciclistas
● Alerta de colisão frontal: avisos sonoros/gráficos/táteis
● Evitar e mitigar colisões com frenagem e direção
● Detecção de veículos, pedestres, ciclistas, scooters, grandes animais e objetos
● Câmera de estacionamento: visão traseira
● Câmera 360° com visão 3D

Atualizações

O híbrido XC90, um ícone sueco da sofisticação lançado há 22 anos, ganhou atualizações tanto em design quanto em tecnologia. A autonomia prometida só no modo elétrico é de até 49 km, segundo o Inmetro. No modo tradicional, é em torno de 550 km. O SUV usa um sistema híbrido plugin com um 2.0 turbo de 310cv, que trabalha em conjunto com um elétrico de 145cv. Combinados, os dois geram uma potência de 462cv.

Ele ganhou mudanças estéticas na frente, com um novo farol, mas manteve o padrão de assinatura visual clássico e minimalista da marca. O interior ganhou console central remodelado, com novas telas, maiores e com resolução melhor. A Volvo, aliás, usa e abusa de materiais reciclados em parte do painel. 

O sistema operacional, também novo, permite o uso de aplicativos sem a necessidade de parear o celular. A versão mais básica, Plus, custa R$ 639.950. A Ultra, intermediária, com suspensão a ar, head-up display, câmera 360º e purificador de ar, custa R$ 689.950. A Ultra Black ganha detalhes externos escurecidos e custa R$ 699.950.

Portfólio 

A Volvo tem seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90 e os híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca. Lançado em maio do ano passado, ele teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado premium onde atua. No geral, em 2024, a empresa emplacou 8.682 unidades, mantendo 17% de share no segmento premium. (O repórter viajou a convite da Volvo Cars Brasil)