Novembro, bem-vindo! Confira o que fazer na capital este mês

Para o penúltimo mês do ano, preparamos uma agenda recheada e diversa. Confira!

Entre os eventos do mês, o 20º Salão de Artesanato promete movimentar o Pavilhão do Parque da Cidade entre 5 e 9 de novembro | Foto: Divulgação/Salão do Artesanato

Memórias Nipo-brasilienses

O Museu Vivo da Memória Candanga abre hoje, às 15h, a exposição Entre-Lugar: Trajetórias, de Célia Matsunaga e Nilce Eiko Hanashiro. A mostra reúne fotografias, objetos e instalações que recontam a história da imigração japonesa e a participação dessas famílias na construção de Brasília. A visitação vai até 20 de dezembro. Entrada gratuita.

20º Salão do Artesanato

De 5 a 9 de novembro, o Pavilhão do Parque da Cidade recebe o 20º Salão do Artesanato, reunindo artistas e artesãos do DF e de todo o país. O evento traz uma variedade de peças únicas que refletem a diversidade e a sensibilidade do fazer manual brasileiro. Além da feira, o público poderá curtir shows diários, participar de oficinas e explorar um espaço gastronômico com sabores regionais. Entrada gratuita.

Marisa Monte e orquestra sinfônica

Marisa Monte traz à capital a turnê Phonica, que une sua banda a uma orquestra sinfônica com 55 músicos, sob regência do maestro André Bachur. O show ocorre em 29 de novembro, às 19h30, no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, com uma fusão entre o popular e o erudito, e arranjos inéditos de grandes sucessos da cantora. Ingressos disponíveis em ticketsforfun.com.br.

TED Talks na capital

Depois de sete anos, o TEDxBrasília está de volta à capital em 27 de novembro, às 19h30, no Teatro dos Bancários. O evento reúne 16 palestras curtas e inspiradoras, no formato consagrado das TED Talks, com gravação ao vivo. Com o tema Brasília – a reinvenção do Brasil, a edição celebra a diversidade criativa da cidade e dá voz a artistas, cientistas, empreendedores e pensadores que ajudam a construir novas visões para o país. Ingressos disponíveis em sympla.com.br.

30 anos de Jorge Vercillo

Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira com o show JV30, em 15 de novembro, às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Com uma das vozes mais marcantes da MPB, o cantor e compositor revisita sucessos como Que Nem Mar, Monalisa e Final Feliz, além de apresentar músicas recentes. Ingressos disponíveis em icones.com.br.

Arte para os pequenos

Neste mês, o Museu de Arte de Brasília recebe o festival Ateliê do MAB, com oficinas que aproximam o público da criação artística. Os workshops incluem aquarela (7 a 9/11), pintura em nanquim (14 a 16/11), escultura em massinha e biscuit (21 a 23/11) e brinquedos ópticos (28 a 30/11), voltadas para crianças e jovens a partir de 6 anos. As atividades são realizadas no espaço do museu, com 20 vagas por sessão, sem necessidade de inscrição prévia. Entrada gratuita. 

Clássico de Natal

O Ballet de São Petersburgo apresenta, em 28 de novembro, o clássico natalino O Quebra-Nozes, com coreografia, figurinos e cenários fiéis do espetáculo tradicional russo. Com músicas de Tchaikovsky e participação do renomado bailarino Alexander Volchkov, a apresentação narra a história de Clara e seu Quebra-Nozes em uma mágica jornada pelo Reino dos Doces. O show ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 20h. Ingressos disponíveis em bilheteriadigital.com.br.

Cazuza sinfônico

O projeto Concertos na Capital apresenta, em 26 de novembro, o espetáculo Cazuza Sinfônico, que celebra a obra do poeta do rock nacional com arranjos inéditos da Orquestra Filarmônica de Brasília. O ator Bruce Gomlevsky interpreta clássicos como Exagerado, Codinome Beija-Flor e O Tempo Não Para, com participação especial de Rogério Flausino e Wilson Sideral. A apresentação ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 21h. Ingressos disponíveis em bilheteriadigital.com.br.

Feira de colecionáveis

A capital se prepara para receber o 17º Encontro de Colecionadores, em 7 e 8 de novembro, realizado no Hotel San Marco. O evento reúne mais de 70 expositores de várias regiões do Brasil e do exterior, oferecendo exposição e comércio de moedas, cédulas, selos, miniaturas e outros colecionáveis. A programação inclui destaque à amizade Brasil-Japão, lançamento de catálogo de cédulas e atividades educativas para crianças. Entrada gratuita.

Antiguidades e artigos vintage

Hoje e amanhã, o Casapark recebe a Casa Vintage, feira que reúne antiguidades, obras de arte, móveis de época, joias, relógios e colecionáveis da cultura pop. Com programação aberta a todos os públicos, o evento é realizado na Praça Central, das 12h às 20h, e conta com expositores especializados em peças raras e objetos de coleção. Entrada gratuita.