Nova exposição de Jaqueline Marafon faz refletir sobre biodiversidade brasileira

Em um evento no Boulevard Shopping, na quarta-feira passada, a artista Jaqueline Marafon inaugurou sua nova exposição Asas do Brasil, uma vibrante celebração da biodiversidade brasileira.

Jaqueline Marafon e Ane Athayde
Jaqueline Marafon e Ane AthaydeMariana Campos/CB/D.A Press

Em um evento no Boulevard Shopping, na quarta-feira passada, a artista Jaqueline Marafon inaugurou sua nova exposição Asas do Brasil, uma vibrante celebração da biodiversidade brasileira. Reunindo 15 obras que representam aves — como araras e tucanos — a exposição ofereceu aos convidados uma imersão na beleza da fauna nacional enquanto os convidava a refletir sobre a importância da preservação ambiental. A coleção de pinturas foi inspirada em um colar de uma arara, feito de miçangas, que Jaqueline ganhou da filha. “Eu pensei: vou pintar algo parecido com isso. Ficou lindo, e aí, só continuei”, compartilhou a artista. Para ela, a arte é assim: algo que acontece. “As coisas não são planejadas. Elas simplesmente fluem”, refletiu. A mostra também incluirá sessões de pintura ao vivo, permitindo aos visitantes que acompanhem o processo criativo da artista nos dias 31 de janeiro e 8, 15 e 22 de fevereiro. As obras ficarão expostas até 28 de fevereiro no segundo piso do centro comercial, com entrada gratuita.

Revista DBN lança 2ª edição em coquetel

Na última sexta-feira, a Revista DBN (Desfile de Beleza Negra) lançou sua aguardada segunda edição em um evento no Liberty Mall, em Brasília. O projeto, que nasceu como uma extensão do tradicional desfile criado por Dai Schmidt em 2012, reafirma o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira. Durante o coquetel, convidados exploraram exemplares físicos da publicação, que nesta edição traz destaque para temas como afrofuturismo e afropunk. Dai Schmidt, psicóloga e idealizadora do projeto, celebrou o impacto da revista como um instrumento de representatividade, autoestima e educação para crianças e adultos. A publicação, que também será distribuída em escolas públicas, contou com o apoio de parceiros como o Correio Braziliense e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reforçando seu papel como um símbolo de resistência e transformação social.