João Thomaz Tamer, 22 anos, tem o sonho de ser cirurgião. Ele deixou a família em Brasília — os pais e os três irmãos — para estudar medicina na Universidade de Pelotas, seguindo os passos da mãe, Ana Paula Tamer, que é gastropediatra da Secretaria de Saúde do DF.
Ele não poderia imaginar, no entanto, que sua vocação para ajudar as pessoas seria colocada em prática já no quarto semestre do curso.
Com as aulas canceladas até 1º de junho, o brasiliense decidiu se voluntariar nos abrigos da cidade, que também foi afetada pelas fortes chuvas do RS. “Eu estava agoniado de ficar em casa assistindo tudo acontecer pela televisão e quis saber como eu poderia ajudar”, contou.
O estudante começou sua contribuição na Secretaria de Assistência Social, recebendo, separando e organizando as várias doações. Depois, passou a visitar os abrigos para conferir o que precisavam com urgência. Com dinheiro arrecadado de amigos e família, João compra itens emergenciais e entrega no local.
O jovem também está usando seus conhecimentos na área da saúde para auxiliar os profissionais no acompanhamento do tratamento de desabrigados. “Estou dando o melhor de mim e fazendo tudo que posso”, garantiu.