O maior festival de motociclismo da América Latina
O Capital Moto Week 2025 ocorre de 24 de julho a 2 de agosto, no Parque Granja do Torto, e promete reunir milhares de pessoas e motos no maior festival de rock e motociclismo da América Latina. Com mais de 100 shows em cinco palcos temáticos, a programação traz atrações como Magic!, Lobão, Angra, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Cidade Negra, Samuel Rosa e outras. Além da música, o evento oferece tirolesa, bungee jump, roda-gigante, atrações para test ride, espaço de food court e camping, criando um ambiente de cultura motociclista. É uma celebração que combina adrenalina, liberdade e conexões, dentro e fora da estrada. Ingressos disponíveis em bilheteriadigital.com.br.

Programação musical para bebês e famílias
Começou no último sábado (28/6) a terceira edição do Festival Em Cantos, com atividades voltadas para bebês, crianças e suas famílias. A proposta é usar a música para criar momentos de conexão e afeto. Até 20 de julho, oficinas, shows e experiências sensoriais serão realizados na Escola de Música MIFÁSOL-LÁ, na 503 Sul, e no Espaço Renato Russo, na 508 Sul. Para mais informações, acesse o perfil @festivalemcantos no Instagram. Entrada gratuita.

Corrida ecológica
Com largada às 7h na Praça do Buriti, a Eco Run ocorre em 6 de julho com percursos de 5 km e 10 km para diferentes níveis de preparo. A corrida propõe mais do que atividade física: incentiva práticas sustentáveis, como coleta seletiva, compensação de carbono e redução de resíduos. A prova será dividida por pelotões, com pontos de hidratação e cronometragem por chip. As inscrições estão disponíveis em ecorun.com.br.

Nossa Feijuca
Com open feijoada até as 17h e clima de festa no espaço Beira Lago, a Nossa Feijuca reúne gastronomia e música ao vivo no dia 12 de julho. A banda Doze por Oito comanda o pagode, acompanhada por sertanejo, DJs e um show acústico de samba e MPB. A programação começa às 13h, em um ambiente descontraído para curtir entre amigos. Ingressos disponíveis em sympla.com.br.

Esculturas de bronze
Até 24 de agosto, a Galeria 2 do CCBB hospeda a exposição Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados, com cerca de 40 esculturas em bronze do artista Flávio Cerqueira. A mostra, premiada pela APCA em 2024 e curada por Lilia Schwarcz, destaca cenas do cotidiano e aborda temas como raça, classe, identidade e educação. A exposição funciona de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada gratuita.

Mega festa junina
O Circuito Sesc Tradições Juninas está passando por unidades do Sesc até 12 de julho com uma celebração típica de São João, com quadrilhas, forró, barraquinhas de comidas e brincadeiras. Em 5 de julho, a festa será no Sesc Guará, na QE 04, com apresentações de Juninho Ferreira, quadrilha Vai, Mas Não Vai e Trio Balançado, além de comidas, decoração temática e atrações infantis. Já na semana seguinte, o Sesc Taguatinga Sul recebe os shows da banda Chic tá Bacana, quadrilha Formiga da Roça e Nego Rainner, em 11 de julho, e banda Só pra Xamegar, quadrilha Caipirada e Forró do Dengo, em 12 de julho. Entrada gratuita.

Conexão artística e cultural
A exposição Frequências Urbanas ocupa a Caixa Cultural com uma seleção vibrante de street art de artistas do Brasil, França, Congo, Tunísia e EUA até 20 de julho. A mostra cria um intercâmbio criativo que dialoga com temas urgentes como identidade, ancestralidade, desigualdade e mudanças climáticas. Reconectando públicos e culturas, o projeto fortalece a arte urbana como instrumento de reflexão social e resistência visual. Entrada gratuita.

Festival escondido
O Hidden Brasília está em plena temporada até o fim da seca, ocupando as ruínas da antiga sede do ASFUB, no Setor de Clubes Norte. Às quintas, sextas e sábados, a partir das 19h, o evento combina arte, música e gastronomia. O line-up é surpresa para manter o clima de descoberta: pode ser rock, pop-rock ou brasilidades, variando a cada noite. Há lounges compartilhados, bar com vinhos, cervejas e pratos assinados por chefs convidados, em uma experiência imersiva e sensorial que convida o público a redescobrir espaços esquecidos da cidade com um toque aconchegante e intimista.

Amor no século 21
A Comédia Troca‑Troca, estrelada por Oscar Magrini, Carla Pagani, Paula Zaneti e Rick Conte, estará em cartaz em 11, 12 e 13 de julho. A estreia será no Espaço Cultural CAESB, em Águas Claras, seguida de duas sessões no Teatro UNIP. O espetáculo, com texto de Ingrid Zavarezzi e direção de Rogério Fabiano, mistura humor afiado e reflexões sobre amor, comunicação e os altos e baixos dos relacionamentos modernos.

Pequeno monstro
Silvero Pereira dá vida ao espetáculo “Pequeno Monstro”, que chega a Brasília para curta temporada no teatro da Caixa Cultural, até 6 de julho. Com passagens aclamadas por Rio, São Paulo e Fortaleza, a peça une teatro, performance e autobiografia em uma jornada íntima e potente sobre identidade, gênero e pertencimento. A montagem revela as camadas do artista por trás dos holofotes, em cena solo que desafia rótulos e emociona plateias. Ingressos disponíveis em bilheteriacultural.com.br.
E mais!
Corrida do Cerrado
Em 20 de julho, a capital recebe a etapa Cerrado do Circuito CAIXA Biomas, com largada no Autódromo Internacional Nelson Piquet. A corrida terá percursos de 5 km e 10 km, voltados tanto para iniciantes quanto para atletas experientes. O evento celebra a biodiversidade do Cerrado e promove a prática esportiva com consciência ambiental. Os participantes recebem camiseta, medalha e número de peito, além de acesso gratuito a planilhas de treino. As inscrições são feitas no site circuitobiomas.com.br.
Estreia de mega festival gratuito
A estreia do Brazilian Fest na capital já tem data marcada: de 31 de julho a 3 de agosto, na Esplanada dos Ministérios, o evento reunirá grandes nomes como Raça Negra, É o Tchan, Zezé Di Camargo, Solange Almeida, Claudia Leitte, Marília Tavares, Jiraya Uai e Edson & Hudson em uma megaestrutura. Além dos shows, o festival vai oferecer serviços de saúde com tendas para exames gratuitos e experiências gastronômicas. Entrada gratuita.
Ultramaratona em torno do lago
A 19ª Volta do Lago ocorre no domingo (6/7), com largada às 4h20 na Ponte JK e percursos de 50 km, 70 km e 100 km. A ultramaratona pode ser feita individualmente ou em revezamento, com equipes de até oito pessoas. O trajeto passa por trilhas, ciclovias, asfalto e estradas de terra ao redor do Lago Paranoá, pensado para reforçar o espírito de cooperação entre os participantes de revezamento. As inscrições ainda estão disponíveis para as distâncias de 50 e 70km em voltadolago.com.br.
Revisitando clássicos
O grupo vocal MPB4, formado por Aquiles Reis, Dalmo, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira, comemora 60 anos de carreira com três apresentações em 25, 26 e 27 de julho, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional. Formado em 1965, o quarteto é conhecido por revisitar clássicos da Música Popular Brasileira e interpretar grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque e Milton Nascimento. As sessões ocorrem às 21h na sexta e no sábado, e às 19h no domingo. Ingressos estão disponíveis em bilheteria.esquinashow.com
Cultura nordestina lúdica
A exposição Paulo Cavalcante – o artista brincante está em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo, na Galeria Rubem Valentim, até 20 de julho. Com curadoria de Cleber Cardoso Xavier, a mostra apresenta pinturas, vídeos, figurinos e músicas que resgatam a essência lúdica e múltipla de Paulo César Cavalcante, artista alagoano radicado em Brasília e cuja expressão é marcada pela fusão de teatro, música, poesia e cultura popular nordestina. Entrada gratuita.