Há muita arte nacional para se deslumbrar na capital. Confira exposições em cartaz

Além de explorar um panorama da arte brasileira dos anos 1980 e descobrir a riqueza cultural do Mato Grosso, brasilienses podem também curtir o 6º Festival Internacional de Cinema Fantástico

A obra Os embaixadores do Oriente no Brasil, de Luiz Zerbini, faz parte do acervo da exposição Fullgás | Foto: Divulgação/CCBB

Arte brasileira

A exposição Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil chega ao CCBB Brasília após um grande sucesso no CCBB Rio de Janeiro. Com curadoria de Raphael Fonseca, Amanda Tavares e Tálisson Melo, a mostra reúne cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todo o país, além de 400 elementos da cultura visual da década de 1980, como revistas, panfletos e capas de discos, oferecendo um amplo panorama da arte e da estética da época. A exposição ficará em cartaz até 27 de abril, com entrada gratuita. 

A riqueza do Mato Grosso

A exposição Lírica, crítica e solar: artes visuais em Mato Grosso está em cartaz no Museu Nacional da República até 11 de maio, celebrando os 50 anos do Sebrae Mato Grosso. Com curadoria de Divino Sobral e Laudenir Gonçalves, a mostra apresenta 200 obras de 50 artistas, destacando a riqueza cultural do estado e sua relevância na Economia Criativa, reforçando Mato Grosso como um polo artístico e inovador. Entrada gratuita.

Cinema internacional inédito

O 6º Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília (FIC Fantástico) começou ontem e se estende até domingo no CCBB Brasília, trazendo uma seleção de 41 filmes de 17 países, focados na produção do Sul Global. O festival exibe obras inéditas no Brasil, incluindo títulos premiados e produções que não entram no circuito comercial. Além da mostra competitiva, a programação inclui bate-papos, mesas com especialistas, oficina infantil e a Sessão Azul, voltada para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Ingressos gratuitos estão disponíveis 24 horas antes das sessões em ccbb.com.br.