Taylor Swift lança novo álbum: saiba tudo sobre The Tortured Poets Department

A cantora surpreendeu os fãs na madrugada de sexta (19) com mais 15 músicas além das 17 do disco original.

Taylor Swift lança novo álbum: The Tortured Poets Department
Taylor Swift lança novo álbum: The Tortured Poets Department

Taylor Swift é uma máquina. Após meses intensos de shows por toda a América e, mais recentemente, pela Ásia, a loirinha lançou na madrugada da última sexta-feira (19) o seu mais novo álbum, intitulado The Tortured Poets Department – na tradução, “departamento de poetas torturados”.

A tão esperada produção chegou a vazar acidentalmente na internet um dia antes do lançamento e gerou uma grande discussão no X. Enquanto alguns fãs buscavam formas de ouvir as 17 músicas, outros swifties levantavam a tag “eu escolhi esperar” como uma forma de respeito à cantora, que já teve outros álbuns vazados.

Inesperadamente, apenas duas horas após o lançamento, uma outra versão de The Tortured Poets Department com 15 músicas extras inéditas foi liberada de surpresa em todas as plataformas, chamada The Anthology.

A vencedora de 14 Grammys é conhecida por abrir o coração e mencionar detalhes de sua vida nas músicas. Em um post recente no Instagram, ela confirma que o novo álbum segue a mesma linha: “[TTPD é] uma antologia de novas obras que refletem eventos, opiniões e sentimentos de um momento fugaz e fatalista […] Uma vez que tenhamos contado nossa história mais triste, podemos nos libertar dela”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Taylor Swift (@taylorswift)

Assim como em seus outros trabalhos, Taylor se inspirou em suas vivências para escrever o novo álbum. Referências ao seu relacionamento com o ator Joe Alwyn, que chegou ao fim no ano passado, ao affair que viveu brevemente com o vocalista da banda The 1975, Matty Healy, e sua inimizade com Kim Kardashian são alguns dos temas encontrados nas canções.

Relembre o término com Joe Alwyn

Apesar de Alwyn ser reservado e, por isso, raramente visto em eventos públicos com Taylor Swift, sua ausência nos primeiros shows da The Eras Tour nos Estados Unidos foi muito questionada.

Fontes próximas ao ator revelaram à revista People que o artista viajaria para os concertos com a cantora quando pudesse.

Pouco tempo depois, em 8 de abril de 2023, o Entertainment Tonight revelou que o casal havia se separado depois de seis anos juntos.

Logo surgiram as teorias de que Joe havia traído Taylor, baseadas em letras de músicas da cantora, mas que nunca foram confirmadas. O novo álbum, portanto, nos dá a chance de descobrir o que realmente aconteceu para que o casal decidisse seguir caminhos diferentes.

A teoria da escolha do nome

Durante sua carreira, Swift lançou 11 álbuns – sem contar as regravações. Dentre eles, 10 possuem nomes curtos, com apenas uma palavra. Red, Folklore, Lover e Midnights são alguns deles. Seguindo esta lógica, por que então a loirinha decidiu batizar seu novo trabalho com um título tão longo como The Tortured Poets Department?

O motivo não foi revelado por Taylor, mas fãs especulam que seja uma indireta para Joe Alwyn, que mencionou à Variety ter um grupo no WhatsApp com outros dois colegas, chamado The Tortured Man Club.

Mais um “Álbum do Ano”?

Com o recorde de álbum mais pré-salvo na história do Spotify, o novo lançamento de Taylor Swift recebeu diversas críticas positivas dos grandes veículos de comunicação estrangeiros e é cotado para concorrer ao Grammy de Melhor Álbum do Ano mais uma vez.

Agora nos resta aguardar para observar a recepção pública da produção e torcer para que a loirinha, que já é titular de quatro AOTY Grammys, entre para a lista de novo este ano.

Por aqui, as 31 músicas de TTPD estão on repeat. Você já decidiu a sua favorita?