Toda primeira segunda-feira de maio, o mundo da moda se reúne para acompanhar o MET Gala. Mais do que um desfile de beleza e celebridades, o tapete vermelho mais esperado do ano é uma daquelas noites em que o vestir se torna arte, manifesto e memória.
Organizado pelo Costume Institute do Museu de Arte Metropolitana de Nova York, o gala anual é uma das principais fontes de financiamento do departamento de moda do museu e marca a inauguração de sua nova exposição. Este ano, o evento acontece hoje, 5 de maio, com transmissões previstas para iniciarem às 19h.
Qual é o tema do MET Gala 2025?
A edição de 2025 propõe um olhar urgente e necessário sobre identidade, resistência e estilo da comunidade negra. Intitulada Superfine: Tailoring Black Style (Alfaiataria do Estilo Negro), a exposição é inspirada no livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity (Escravos da Moda: Dandismo Negro e a Construção da Identidade da Diáspora Negra), da pesquisadora Monica L. Miller, que estuda o dândi negro e como seu estilo tem sido uma ferramenta de expressão e emancipação ao longo da história da diáspora africana.

A exibição será organizada em 12 seções, cada uma representando uma característica que define o dândi, explorando o papel transformador da moda negra desde o século XVII até hoje. São elas: Propriedade, Presença, Distinção, Disfarce, Liberdade, Resistência, Respeitabilidade, Herança, Beleza, Estilo, Cosmopolitismo e Jook — um espaço de dança, bebida e outras formas de lazer, como definido por Zola Neale Hurston em Características da Expressão Negra.
Com curadoria de Andrew Bolton e da própria autora, a exposição reúne roupas, pinturas, fotografias e outras obras de artistas como Torkwase Dyson, Tanda Francis, Tyler Mitchell e André Grenard Matswa, que trazem aspectos da cultura afro durante diversos períodos da história, mostrando o poder simbólico da roupa como ferramenta de afirmação, resistência e política — com foco na moda masculina e na alfaiataria, amplamente usada pelos dândis como forma de afirmar, após um longo período de escravidão, que eles também podiam usar ternos elegantes como os brancos.
Qual é o dress code do MET Gala 2025?
A partir do tema da mostra, o dress code escolhido para o MET Gala 2025 foi Tailored for You (Sob Medida para Você).
A alfaiataria por si só já carrega séculos de normas sociais e códigos de classe, por anos proibida no armário feminino e restrita às classes altas da sociedade. Portanto, a expectativa é que os convidados revisitem e reinventem as regras da alfaiataria clássica, trazendo camadas de história e personalidade. Ternos esculturais, releituras futuristas de cortes tradicionais, ousadia, cores e simbologias são apostas para o tapete vermelho dessa edição.
Quem são os anfitriões do MET Gala 2025?
A noite terá um poderoso grupo de co-anfitriões: Lewis Hamilton, A$AP Rocky, Pharrell Williams, Colman Domingo e a eterna organizadora suprema — e editora da Vogue — Anna Wintour, além de LeBron James que atenderá ao evento como presidente honorário.
Assim como são escolhidos para serem estrelas da noite, os co-anfitriões representam o gala, divulgam o evento, ajudam a aumentar o alcance da arrecadação — já que se trata de um evento beneficente —, dão um tom ao evento e atraem convidados de peso.
Quanto ao presidente honorário, esta é uma figura simbólica, de prestígio e representa o patrocinador principal da exposição. Ele tem função de dar nome e respaldo corporativo ao evento, ser o rosto da marca patrocinadora — que este ano, é a Louis Vuitton —, participar dos bastidores da curadoria e também ajudar na captação de fundos.
O MET Gala 2025 também contará com um comitê anfitrião composto por Doechii, Janelle Monáe, Tyla, Usher, André 3000, Chimamanda Ngozi Adichie, Jordan Casteel, Dapper Dan, Ayo Edebiri, Edward Enninful, Jeremy O. Harris, Branden Jacobs-Jenkins, Rashid Johnson, Audra McDonald, Jeremy Pope, Angel Reese, Sha’Carri Richardson, Kara Walker, Spike Lee e Tonya Lewis Lee.
Esse grupo seleto de grandes nomes, entre estilistas, socialites, artistas, editores, executivos e etc, ajudam a financiar o evento, convidam e conectam pessoas influentes, reforçam o prestígio do gala, participam do circuito pré-evento (como jantares privados, leilões e coquetéis) e também participam de alguns momentos nos bastidores.
O que acontece dentro do MET Gala?
Praticamente tudo do que se passa no interior do evento é um completo segredo. Por isso, o uso de celulares é restrito e o que circula nas redes sociais é, majoritariamente, o que se vê antes nas escadarias, no famoso red carpet. O que se sabe é que os convidados desfrutam de um coquetel de recepção, visitam a exposição em primeira mão e participam de um jantar sofisticado — dessa vez, assinado pelo chef Kwame Onwuachi, dos premiados restaurantes Tatiana e Dōgon. A noite ainda conta com apresentações musicais exclusivas, entre uma ou duas, mantidas sob sigilo até o momento.
Como assistir ao MET Gala 2025?
O tapete vermelho será exibido ao vivo em canais de TV, plataformas digitais e no YouTube. A transmissão oficial fica a cargo da Vogue, tanto pelo site, quanto pelas redes sociais (YouTube, Instagram, TikTok, Facebook). A E! Entertainment vai veicular o evento em seu canal de TV, no site e em seus canais do YouTube, enquanto o Access Hollywood também exibirá o red carpet no YouTube, mas com destaques e análises de looks ao vivo.