O Rio de Janeiro teve uma noite histórica neste sábado (04) ao receber a Rainha do Pop para uma apresentação de sua Celebration Tour. Madonna foi a responsável por movimentar a praia de Copacabana e provocar o Brasil, que assistia atento à diva pela televisão, com mensagens de liberdade sexual, beijo gay e homenagens a brasileiros que perderam a vida para o HIV, como Cazuza e Renato Russo.
Convidados como Pabllo Vittar, Anitta, ritmistas mirins de escolas de samba do Rio, imagens de personalidades do nosso país e remixes das famosas músicas com sons brasileiros adicionaram ainda mais “tempero” ao concerto gratuito.
Outras homenagens ao Brasil foram vistas no telão, nas camisetas verde e amarelo, e na bandeira que balançava nas mãos da própria cantora enquanto entoava o verso de seu hit: “music makes the people come together” (na tradução: a música faz o povo se unir) – e faz mesmo, Madonna!
A diva não poupou nenhum esforço e exibiu mais de 10 looks bafônicos para agradar o público, que totalizou mais de 1,5 milhão de pessoas de todos os lugares da América do Sul. Enquanto a maioria dos modelitos foram produzidos por seu designer de figurino, Eyob Yohannes, e pela design lead Rita Melssen, outros foram desenhados especialmente para a turnê por estilistas como Jean Paul Gaultier, Donatella Versace e Guram Gvasalia, diretor criativo da Vetements.
Confira cada um deles abaixo e relembre momentos icônicos do show que ficará para a história:
O primeiro look que a Rainha do Pop usou para abrir o show é um kimono de Eyob Yohannes. A coroa, que simula uma auréola, é da House of Malakai. Para dar um toque final ao figurino, ela adicionou luvas de renda.
Poucos minutos após exibir o primeiro figurino, Madonna fez sua primeira troca de roupa. No segundo look, a diva brilhou em um corpete de renda, minissaia xadrez colorida e diversos cintos de corrente para complementar.
Para o terceiro figurino, os estilistas escolheram um vestido longo com capuz e transparências. Nesta parte do show, a cantora apareceu em um palco giratório.
Para o segundo ato do show, Madonna veste um robe de boxe. Em uma entrevista para a Vogue, o estilista da diva, Eyob Yohannes, contou que a ideia era explorar as letras de Erotica e Vogue. “Tivemos a ideia de trazer a temática do boxe”, contou. Para acompanhar, a diva chamou sua filha de 18 anos, Mercy James, que brilhou no piano.
As músicas que tratam sobre expressão sexual e liberação são representadas pelo momento em que a cantora se livra do roupão e exibe um vestido de cetim vermelho com renda. “Os dançarinos estão todos vestidos com roupas de boxe e [Madonna] está usando um robe – mas então, por debaixo, ela revela este slipdress que traz uma bela sensualidade”, observa o designer de figurino.
Após cantar a famosa “Vogue”, Madonna recebeu a cantora Anitta no palco. Durante a apresentação estilo ballroom, as duas julgavam os looks dos dançarinos, como em uma competição. As filhas gêmeas da Rainha do Pop, Stella e Estere Ciccone, fizeram parte do desfile.
Os fãs que aguardavam o icônico espartilho de cones claramente não se decepcionaram com a aparição da diva em uma versão da peça encrostado de brilhantes com as cores da bandeira do Brasil.
Nos outros shows da turnê, ela usa um mini vestido preto com o famoso busto em formato de cones, desenhado especialmente por Jean Paul Gaultier, assim como o body original que inspirou o look.
Durante a música “Don’t Tell Me”, a cantora fez a quinta troca de figurino. Dessa vez, com influências country, o look é composto por uma jaqueta cravejada com tachas, corset de couro desenhado por Lacey Dalimonte, chapéu feito por Ruslan Baginskiy e botas da Miu Miu customizadas especialmente para a turnê.
Para cantar “Music”, cuja letra fala sobre unir as pessoas por meio da música, o palco recebeu a brasileira Pabllo Vittar. Neste momento, os dançarinos e a diva pop adotaram blusas verde e amarelo como parte do look. Por baixo, Madonna usou um body de renda da Vetements que faz parte do figurino padrão da Celebration Tour.
Após a homenagem emocionante para o Brasil, a Rainha do Pop voltou com um macacão que brilhava dos pés à cabeça, desenhado por Donatella Versace. O cabelo também havia mudado – estava mais longo, liso e levemente cor-de-rosa. Em seu Instagram, a designer italiana escreveu: “Minha fantástica amiga Madonna – você está um raio de luz de Versace […] Seu talento e criatividade inspira todos nós”.
Para finalizar o show com chave de ouro, a diva cantou a música “Bitch I’m Madonna”, usando um espartilho azul da Rosamario. De jóias, um colar com a “Cruz Vogue”, foi criado pela Almarow especialmente para a cantora. Ela também usou rosários de cristal, feitos pela House of Emmanuele.
Saúde em primeiro lugar
Quem assistiu ao vivo, pela televisão ou apenas viu fotos do show deve ter percebido que Madonna usa um protetor em sua perna esquerda. Acontece que a diva enfrenta problemas no joelho há pelo menos cinco anos e precisou fazer procedimentos recentes para tratar a lesão. Por isso, no show em Copacabana, utilizou uma joelheira elástica para estabilizar a articulação.