Estilista cria coleção autoral em homenagem a Brasília

Brasiliense de coração, Thati Moura se inspirou em monumentos e natureza da capital para produzir as peças

Coleção Aniversário de Brasília
Looks inspirados na capital foram produzidos pela estilista Thati Moura. (Foto: Victoria Santos)

No dia 21 de abril, nossa querida capital completou 64 anos. Adornada por uma arquitetura moderna e por uma natureza exuberante, a cidade cativa todos que a conhecem, brasilienses ou não.

Nascida em Envira, um pequeno município do Amazonas, Thatiana Moura é uma das muitas vítimas do charme de Brasília. Em 2019, se mudou para a metrópole para realizar seus sonhos e, aqui, descobriu uma grande paixão pela costura.

Para celebrar o aniversário da capital, decidiu criar uma coleção cápsula inspirada nas características favoritas da cidade que virou sua casa. Nas peças, a costureira utilizou diferentes técnicas para representar Brasília e suas distintas características.

Descubra as peças da coleção

Composta por dois vestidos e um macacão, a primeira coleção de Thati levou, no total, 45 dias para ser produzida. A ideia surgiu para celebrar o aniversário da capital e se tornou uma oportunidade para que a amazonense pudesse divulgar seu trabalho.

Vestido Catedral
Vestido Catedral foi inspirado na igreja. (Foto: Naiara Alves)

Com uma base feita em crinol e crepe, o vestido Catedral chama atenção pela semelhança com o monumento. A intenção era essa mesmo – e para garantir a similaridade nos mínimos detalhes, a estilista de 24 anos utilizou mais de 25 metros de faixa adesiva de espelhos e até fita LED. Em entrevista exclusiva para o Plissê, Thati explicou que queria ser o mais fiel possível à realidade na concepção da peça e, por isso, escolheu incorporar estes materiais. “Eu quis colocar os espelhinhos e luzes de verdade para simular a Catedral durante a noite”, revelou.

Miss Brasília, Maitê Oliveira, estrela Vestido Ipês. (Foto: Naiara Alves)

Já no vestido Ipê, a costureira decidiu fazer referência à natureza da capital. “Quando florescem, os ipês mexem muito com nossas emoções. Então não quis deixar de fora”, contou ela. Com a ajuda da crocheteira Aldenora Ribeiro, a natural de Envira bordou apliques usando ponto de crochê em um tecido de tela Durante o editorial, os fios foram puxados e os apliques se soltaram, simulando a queda das flores, que se acumulam nos gramados da cidade como tapetes coloridos. Sob os bordados, foi revelado um mapa do Plano Piloto, feito em tecido poliéster e customizado com pedrarias. “Eu queria trazer surpresas nas peças”, confessou.

Lara São José usa macacão de tule com monumentos de Brasília estampados e capa amarela para maior destaque. (Foto: Victoria Santos)

No terceiro modelito, Thati decidiu fazer diferente. Ao invés de um vestido, ela optou por um macacão, estampado especialmente para a coleção com vários monumentos de Brasília. E para dar um toque a mais, as flores aparecem novamente – dessa vez, em uma longa capa de crepe. “Os ipês amarelos são os que mais florescem aqui em Brasília. Por isso, escolhi essa cor para destacar o macacão em tule de malha nude”, explica a modista.

As peças foram fotografadas na praça da Catedral pelas fotógrafas Naiara Alves e Victoria Santos. Para estrelar os looks, foram convidadas as modelos da 3 Models Agency, Nalu Melgaço e Lara São José, e também a Miss Brasília CNB 2023, Maitê Oliveira.

Quem é Thati Moura? Conheça a história da costureira que idealizou a coleção

Nascida em Envira, uma pequena cidade com pouco mais de 20 mil habitantes no estado do Amazonas, Thati começou a costurar aos 14 anos por influência da irmã. Em 2019, recebeu o convite de uma amiga para morar em Brasília.

Sem parentes na capital, tomou a decisão arriscada e se mudou para o Polo de Modas do Guará, onde logo conseguiu emprego em uma fábrica de uniformes. Insatisfeita com o retorno financeiro, encontrou uma oportunidade no ateliê Vilma Rocha. A princípio, a costura era apenas uma forma de juntar dinheiro e realizar o que acreditava ser seu sonho: fazer faculdade na área da saúde.

Em pouco tempo, as técnicas e os bordados foram roubando seu coração. “Eu fiquei deslumbrada com o trabalho de peças sob medida. Se envolver com a realização do sonho de alguém, como uma noiva ou uma debutante, e fazer peças que vão marcar suas vidas, é encantador. Então eu comecei a realmente gostar do que eu fazia”, admitiu a costureira.

Thati trabalhava no estúdio quando engravidou de Raví, seu pequeno brasiliense de quatro anos. A maternidade a fez deixar o espaço, para onde retornou após um tempo coletando aprendizados na fábrica própria da loja Sun Rose Beachwear. Hoje, ela continua no ateliê Vilma Rocha e, para criar a coleção inspirada em Brasília, ela precisou se dedicar em seu tempo livre. “Fiz as costuras sozinha durante a noite e aos finais de semana. Preciso trabalhar e investir no meu sonho”, esclareceu a estilista.

Thati, agradeço de coração pela sua entrevista e por compartilhar a sua história. De sonhadora para sonhadora, desejo a você muito sucesso e te parabenizo pela dedicação com seu trabalho. Um beijo grande com batom vermelho cereja!