Walberto Maciel
Especial para a Multieixos
São Paulo – Começou a maior disputa das montadoras nacionais e internacionais para ter um de seus carros como a estrela da 31ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Há sete anos o evento não acontecia e espera receber mais de 1 milhão de pessoas circulando pelo Distrito Anhembi.
No primeiro dia de coletivas para a imprensa, representantes de dez montadoras – Renault, Geely, Omoda Jaecoo, GWM, WEG (fabricante de carregadores), Honda, Kia, Hyundai, Toyota e GAC – se apresentaram para um público de jornalistas e influenciadores, e se esforçaram para mostrar cada uma das novidades que vão apresentar ao público de 22 a 30 de novembro.

Além de tentar mostrar as qualidades de seus modelos, havia uma espécie de disputa para eleger seus carros como estrelas do evento. A Honda se saiu melhor com a volta do coupé Prelude (acima). Os estandes do evento, cada um com 500 metros quadrados, só serão abertos para a visitação no dia 20, quando haverá a sessão de avant premiére com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu vice, Geraldo Alckmin.
A Renault abriu as apresentações com quatro modelos do seu portfólio de híbridos a combustão: o Boreal, o Koleos, o Kardian e o concept car Niagara representaram a marca que também lançou sua nova campanha publicitária no palco do Salão. “Viva a nova Renault!” surgiu ao som da música “O que é o que é?”, de Gonzaguinha.
A campanha, segundo o presidente da Renault-Geely no Brasil, Ariel Montenegro, tem por objetivo aproximar mais o público da marca e dos carros Renault – “que hoje é uma marca mundial e não apenas francesa”.
Parceria
A Geely, parceira da Renault na produção e venda dos carros eletrificados no Brasil, anunciou que já está sendo produzido no Brasil para lançamento no segundo semestre de 2026 o Geely EX5 EM-i. Ele é um SUV híbrido plug-in que inicialmente será importado, mas está na estratégia de produção da Geely-Renault no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná, com meta de abastecer o mercado brasileiro e de vários países da américa do sul.

A GWM trouxe para o Anhembi o novo Haval H6 em suas quatro versões e o H9 – novo SUV a diesel. A marca também levou para exposição o Tank 700, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, e o Way GWM G9 Max, que tem o estilo de uma mini-van bem luxuosa.

A Toyota apresentou o Yaris e o Yaris Cross que estarão disponíveis para test-drive no seu estande. O SUV vai ser a porta de entrada da marca ao Brasil. A pré-venda, já iniciada, será limitada a 8.500 unidades que serão entregues no primeiro semestre de 2026 a R$ 161.390.
A GAC cancelou sua entrevista coletiva no Salão do automóvel, mas garantiu que continua no evento, onde irá apresentar o seu carro voador, o GAC Govy Airbag. A parceria da montadora chinesa com a HPE – que controla a produção das marcas japonesas Mitsubishi e Suzuki – não se confirmou. A informação é que a união das duas montadoras irá resultar na produção de 50 mil unidades de carros da GAC em Catalão (GO).