BMW Série 3: os 50 anos do icônico sedã esportivo

Modelo foi apresentado pela primeira vez em 1975 e chega à sétima geração influenciando gerações

Apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt em 1975, o BMW Série 3 tornou-se desde então o modelo de maior sucesso da BMW e líder de vendas internacional. O modelo é uma espécie de embaixador global da marca, com avanços em áreas como dirigibilidade esportiva, eficiência, segurança, conforto e conectividade.

Ao longo de cinco décadas, a introdução de inovações tecnológicas fez o Série 3 abrir caminho com conceitos inovadores que expandiram a linha de modelos da marca. É o carro premium mais produzido e vendido da história do país. Foi, por exemplo, o primeiro modelo equipado com motor turbo e tecnologia flex de combustível no mundo. Ele é produzido – da soldagem à pintura da carroceria – na planta Araquari, em Santa Catarina.
 

Confira detalhes das sete gerações do sedã

E21, 1ª geração: 1975-1983
Tinha traseira elevada e foi criação de Paul Bracq, head de design da BMW de 1970 a 1974. Foi o primeiro carro da sua classe a oferecer um motor de seis cilindros em linha. Da primeira geração, foram produzidas 1.364.039 unidades.

E30, 2ª geração: 1982-1994
Sete estilos de carroceria diferentes demonstraram a necessidade e expectativa dos clientes. Em 1982, o novo Série 3 foi lançado como um sedã de duas portas, enquanto o sedã de quatro portas ficou disponível a partir de setembro de 1983. O Série 3 conversível e o BMW M3 de primeira geração foram lançados dois anos depois. O modelo M de alto desempenho teve uma carreira de sucesso nos campeonatos europeus de carros de turismo, além de vitórias no IMSA, nos Estados Unidos. As versões com tração integral e a diesel do BMW Série 3 foram apresentadas pela primeira vez com a segunda geração do BMW Série 3. Foram produzidos 2.339.951 veículos da segunda geração do modelo.

E36, 3ª geração: 1990-2000
A terceira geração apresentou avanço de design significativo. À primeira vista, seu estilo cupê é evidente, com um para-brisa e vidro traseiro muito mais inclinados. Da mesma forma, a linha do teto era visivelmente mais baixa. A terceira geração também se destacou pela aerodinâmica aprimorada. As atividades no automobilismo incluíram uma vitória nas 24 Horas de Nürburgring de 1998, onde um BMW 320d conquistou a primeira vitória para um carro a diesel em uma corrida de 24 horas. A terceira geração também foi o primeiro modelo do Série 3 a ser vendido oficialmente no Brasil.

E46, 4ª geração: 1997-2006
Em 1997, foi lançada a quarta geração. O sedã foi o primeiro modelo a ser lançado, seguido pelo cup, conversível, touring, compact e o M3. Ela serviu para reinterpretar elementos tradicionais do design dos sedãs da BMW. O três-volumes foi mantido (com uma clara divisão entre o capô, o habitáculo e o porta-malas). No entanto, o para-brisa, os vidros traseiros e laterais, bem como as colunas que separam o painel do teto, foram redesenhados. Foram 3.266.885 unidades vendidas, tornou-se o modelo BMW mais vendido de todos os tempos.

E90, 5ª geração: 2006-2011
Introduziu as tecnologias BMW EfficientDynamics no Série 3, fazendo com que a empresa se comprometesse a reduzir as emissões do veículo, um desafio para uma montadora de alto desempenho. Representou um avanço significativo em aerodinâmica, além de motores a gasolina e diesel avançados, combinados com medidas inteligentes de redução de peso. Os motores BMW TwinPower Turbo inauguraram uma nova era, começando com o 335i, enquanto as variantes do M3 se beneficiaram de um motor V8 de alto desempenho. Um total de 3.102.343 unidades da quinta geração foram produzidas.

F30, 6ª geração: 2011-2018
Em 2011, foi lançada a sexta geração.Pela primeira vez, diferenciou as versões cupê e cabriolet das sedã e touring, marcando também o início da comercialização do BMW Série 4. Também ofereceu versões híbridas pela primeira vez, e o M3 separou-se da plataforma do Série 3, ganhando elementos estruturais reforçados com fibra de carbono. Três marcos importantes foram alcançados durante esta produção. Em 2015, a planta do grupo em Munique, Alemanha, produziu seu Série 3 sedã de número 10 milhões. Mas apenas dois anos depois, a unidade de número 15 milhões deste modelo seria produzida. Esta foi a primeira geração do BMW Série 3 produzida na Planta Araquari – que também ficou marcada por seu motor turbo flex, até então inédito em todo o mundo. A produção total da 6ª geração do BMW Série 3 foi de aproximadamente 2,6 milhões de unidades. 

G20, 7ª geração: A partir de 2019
A mais recente geração do BMW Série 3 tem como característica marcante a grade dianteira em formato de rim, maior e mais integrada ao design frontal em comparação com a versão anterior. A última geração inclui um novo assistente: basta dizer “Olá BMW” em voz alta e o novo BMW Série 3 reconhecerá sua voz e ouvirá atentamente cada palavra dita. A atualização de meio de ciclo, de 2022, apresenta novos alargadores de para-lamas dianteiros e traseiros, faróis redesenhados e uma grade dianteira redesenhada. Além disso, um novo visor curvo foi integrado ao painel de instrumentos como parte do sistema de infoentretenimento BMW iDrive 8. Em meados de 2025, a produção da sétima geração do BMW Série 3 já terá ultrapassado 2,5 milhões de unidades.