A GWM brasileira lançou seu primeiro modelo a diesel, o Haval H9, dando um desconto de R$ 20 mil. Resultado: o SUV de 7 lugares e projetado para todos os terrenos, superou a meta de vendas do mês inteiro em apenas 7 horas. Foram 600 unidades previstas para atender 30 dias. Agora, ele passa a custar R$ 319 mil (algo previsto apenas para o dia 20). Tem como diferencial um pacote completo de itens de segurança (que incluem controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro).

O Haval H9 foi desenvolvido ao longo de 6 milhões de quilômetros de testes em 76 tipos de terrenos ao redor do mundo. Vem com motor 2.4 turbodiesel de 184cv e 48,9kgfm de torque, associado à transmissão automática de 9 marchas. E o mais interessante: 50% do torque total já está disponível a apenas 1.000rpm e 100% a 1.500rpm.

O modelo traz tração integral 4×4, bloqueio de diferenciais (dianteiro e traseiro), caixa de redução e sete modos de condução para enfrentar desde o asfalto até trilhas severas. Recursos exclusivos, como a função “Tank Turn”, que reduz o raio de giro em até 1,5 metro, e a visão panorâmica 540° com chassi transparente, tornam o SUV ainda mais versátil.

Sua capacidade off-road é reforçada por ângulo de ataque de 31°, saída de 25°, altura livre do solo de 224 mm e habilidade de vencer rampas de até 57% (29,7°) e a maior capacidade de imersão da categoria, de até 800 mm. O entre-eixos é de 2,85m, o maior da categoria.

O pacote de segurança inclui seis airbags de série, incluindo cortinas que protegem todas as fileiras. E os sistemas avançados de assistência ao condutor trazem controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro. Outro destaque é o controle integrado de frenagem, que substitui o sistema hidráulico tradicional, oferecendo respostas mais rápidas e seguras.

No interior, o H9 é sofisticado. Os bancos dianteiros oferecem massagem (8 modos com 3 níveis de intensidade), aquecimento, ventilação, ajustes elétricos e memória de posição. O volante também traz o recurso de aquecimento. A segunda fileira dispõe de ventilação e tomadas exclusivas (uma 12V, uma USB Tipo A e uma USB tipo C), enquanto a terceira fileira tem saídas de ar no teto e porta-objetos laterais. O H9 ainda conta com teto solar panorâmico de série com acionamento elétrico.

O painel digital de 10,25” e a central multimídia de 14,6” Full HD garantem alta conectividade, com integração sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de comandos de voz em português desenvolvidos no Brasil.

O Haval H9 chega ao mercado com maior garantia do segmento: são dez anos, mais abrangente que a oferecida pela Toyota. No caso do GWM Haval H9 e Toyota SW4, ambos oferecem o prazo de 10 anos para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado. Para os demais componentes, o prazo é diferente entre as duas marcas. Na Toyota, itens como suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, painel de instrumentos e central multimídia têm garantia de apenas três anos, enquanto no GWM Haval H9 o prazo sobe para cinco anos.