Peugeot 208 e 2008 híbridos custam R$ 127 mil e R$ 163 mil

Conjunto híbrido leve já equipa os Fiat Pulse e Fastback e garante até 10% de redução no consumo no ciclo urbano e 8% a menos nas emissões de CO₂

A marca francesa pertencente à Stellantis acaba de inserir o segmento de hatches compactos no mundo dos eletrificados: fabricados na Argentina, o hatch 208 e o SUV 2008 chegarão às concessionárias brasileiras no dia 11 de setembro como linha 2026. A princípio, o sistema (do tipo híbrido leve) será usado apenas nas configurações topo de linha, a 208 GT Hybrid (R$ 127 mil) e 2008 GT Hybrid (R$ 163 mil). 

O conjunto híbrido leve usado nos Peugeot já equipa os Fiat Pulse e Fastback e traz motor 1.0 turbo flex T200 de até 130cv, acoplado por uma correia a uma máquina elétrica (BSG) de 4cv e 2kgfm. A bateria do sistema é de íon-lítio e 12 volts, instalada sob o banco do motorista. 

Essa tecnologia, segundo os engenheiros da marca, garante até 10% de redução no consumo de combustível no ciclo urbano e 8% a menos nas emissões de CO₂. Além disso, alguns recursos, como um avançado start & stop e freio eletrônico, trabalham juntos para oferecer uma experiência de condução mais confortável, silenciosa e eficiente.

 Entre os ganhos, paradas suaves, com um aumento de conforto e redução de ruídos e recuperação de energia durante as frenagens e nas desacelerações, aproveitando cada movimento do carro. Tudo isso acontece de forma automática, sem exigir mudanças no estilo de dirigir, transmitindo ao motorista a sensação de estar ao volante de um carro inteligente, econômico e alinhado com a sustentabilidade. 

Os modelos contam ainda com sistemas de assistência ao condutor – como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, reconhecimento de placas e controle de faixa. Entre os benefícios adicionais, os híbridos oferecem descontos no IPVA – como no Distrito Federal -, acesso a zonas de restrição por rodízio e vagas preferenciais em shoppings.

Por dentro, o 208 e o 2008 na versão híbrida apostam em um ambiente escurecido e sofisticado, marcado pelo volante Sport Drive em couro com costuras contrastantes e comandos integrados. O painel de instrumentos elevado com cluster 3D Hybrid de 10” traz informações em tempo real sobre o sistema híbrido. 

O sistema híbrido utiliza a configuração BSG no qual um motor gerador elétrico, conectado ao virabrequim por correia, trabalha em conjunto com uma bateria de íons de lítio de 12 volts. Esse componente atua como motor de partida de alta eficiência e também como gerador durante as fases de desaceleração e frenagem. 

A integração com o sistema start & stop permite que o motor a combustão seja desligado em paradas e religado de forma praticamente instantânea e suave. Além disso, o sistema explora duas formas de regeneração de energia: o e-Braking, que recupera energia cinética durante frenagens, e o e-Coasting, que faz a regeneração durante desacelerações por inércia.