Financiamento de veículos no DF cresceu 5,3% em janeiro

Brasilienses se valeram de crédito para comprar 13,1 mil automóveis e motos, novos e usados. Preços dos seminovos têm retração

O financiamento de veículos no Distrito Federal registrou um aumento de 5,3% em janeiro de 2026 em relação ao mesmo período de 2025, de acordo com dados da Trillia, nova linha de negócios de dados da B3. O total de veículos financiados, na soma de novos e usados, foi de 13.115 mil. A entidade federativa ocupa a 15ª posição no ranking nacional de financiamentos veiculares, representando 2,13% do total do país.
 

O segmento de motos foi o principal responsável por esse crescimento, apresentando uma alta de 16,7% na comparação de janeiro de 2026 com o mesmo mês do ano anterior. A quantidade de carros leves financiados subiu 7% no período. O financiamento de veículos pesados teve redução de 44,6%.
 “O volume registrado em janeiro reflete a consolidação do crescimento do setor automotivo no país. A B3 está preparada para acompanhar essa expansão com uma infraestrutura robusta, e o Sistema Nacional de Gravames desempenha papel central ao mitigar riscos de fraude e tornar mais eficiente a análise e a aprovação do crédito para o consumidor “, afirma Daniel Takatohi, superintendente de Produtos de Financiamento da Trillia, um negócio B3.
 

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Os preços dos veículos usados no Brasil ficaram estáveis em janeiro, segundo o monitoramento mensal da Tabela Auto B3, ferramenta de precificação de veículos desenvolvida pela B3 em parceria com a Bright Consulting, que usa inteligência artificial para calcular valores mais próximos dos preços praticados no mercado.

Em relação a dezembro de 2025, alguns modelos continuaram apresentando queda nos preços. No acumulado de 12 meses, a maioria dos segmentos segue em retração, especialmente SUVs e picapes compactas, que lideram a desvalorização no período.

Veículos novos 

Os preços dos veículos novos também tiveram pouca variação em janeiro, de acordo com a Tabela Auto B3. Alguns segmentos registraram leves aumentos, enquanto outros continuaram em queda. Em relação a dezembro, a redução dos preços perdeu força, o que mostra um início de ano mais estável para o setor.