A marca chinesa BYD, agora montando seus veículos na Bahia, foi a grande protagonista em 2025 e conquistou a liderança nas vendas no varejo ao longo do ano, com participação de 17,8% do mercado. Com isso, supera marcas tradicionais que atuam há décadas no país, como Fiat, Volkswagen e General Motors. O Distrito Federal é uma das primeiras regiões no Brasil a ter grande taxa de adesão aos eletrificados.
Assim, a empresa vem de uma sequência de resultados positivos nas vendas no varejo. Além de ocupar a primeira posição no ranking do ano, a marca manteve a liderança consecutiva em novembro e dezembro. No acumulado anual do ranking geral (incluindo as vendas diretas), a BYD aparece na segunda colocação.

“Com a criação da modalidade de vendas diretas, a BYD tem na mão todas as ferramentas para liderar o mercado geral de carros em Brasília, resultado que deve ser obtido nos próximos meses em um mercado muito estratégico para a companhia”, comenta Fábio Lage, diretor comercial da BYD do Brasil.
Crescimento
A BYD garantiu boas conquistas no mês de dezembro, quando alcançou a segunda posição em vendas no varejo de automóveis em todo o Brasil, com mais de 13 mil unidades emplacadas – colocando-se à frente de companhias tradicionais como GM, Fiat e Toyota. Foram 12,52% de participação de mercado nesse segmento, um passo relevante rumo ao objetivo de liderar o setor automotivo brasileiro até 2030.
O fechamento do ano de 2025 consagrou a BYD em sétimo lugar entre as marcas de carros que mais emplacaram veículos leves (não comerciais) no Brasil, com 111.683 unidades registradas, o que garante também uma participação de 5,59% de toda a indústria de automóveis. Considerando a soma com comerciais leves no acumulado de 2026, ela fica em oitavo lugar, ainda no top 10, representando uma participação de 4,43% do mercado.
Os resultados de 2025 significam um crescimento superior a 47% em relação aos mais de 76 mil veículos vendidos em 2024. Desse volume, 101.448 carros são apenas do segmento do varejo, consolidando a marca na 5ª posição do ranking, com 9,57% de participação no mercado – e deixando para trás montadoras tradicionais que atuam há décadas no Brasil, como Toyota e Honda. E entre as 10 marcas que mais venderam no varejo, considerando automóveis e comerciais leves, a BYD foi a que mais cresceu em 2025 no comparativo com o ano anterior tanto em volume (+36.003) quanto em percentual (+46,87%).
Os modelos mais vendidos da BYD em 2025 foram:
● BYD Dolphin Mini (32.459)
● BYD Song Pro (22.526)
● BYD Song Plus (16.680)
● BYD Dolphin GS (12.263)
Em 2025, ainda segundo dados da Fenabrave, a BYD segue na liderança absoluta em veículos eletrificados. No segmento de elétricos (BEV) a marca garante 72% de market share com 57.089 unidades emplacadas, o que significa precisamente 2,62 vezes a soma de todos os outros fabricantes da lista combinados.