Walberto Maciel
Enviado especial
São Paulo (SP) – Enfim, está de volta o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Depois de 11 anos. A 31ª edição, que acontece de 22 a 30 de novembro, na capital paulista, promete reunir em um só lugar os principais lançamentos das grandes montadoras, experiências imersivas, carros clássicos, supermáquinas e muito conteúdo dedicado ao setor. A programação une inovação, entretenimento e história. Os ingressos seguem à venda exclusivamente no site oficial www.salaodoautomovel.com.br.
Entre as marcas confirmadas estão BYD, Caoa, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa. Mais de 300 veículos estarão em exposição, em uma programação cheia de experiências interativas. Os fãs de carros clássicos terão dois espaços dedicados para conferir modelos exclusivos e raros.
Marcando época – O Memória sobre Rodas exibirá o único Bugatti EB110 GT existente no Brasil, de 1994, além de outros modelos míticos como Lamborghini Miura P400 S 1969, o esportivo nacional Hofstetter Turbo 1986, Lamborghini Diablo 1991 e Plymouth Superbird 1970. Já o Carde Arte Design Museu trará linha do tempo com carros que marcaram época em outras edições do Salão do Automóvel, como VW Kombi 1960, Ferrari F40, Uirapuru, Dodge Charger R/T, VW SP2 e VW Gol GTI na sua inconfundível cor Azul Mônaco.
O universo dos games e dos simuladores de corrida também estará presente. Na Racing Game Zone by João Barion os visitantes poderão vivenciar toda emoção do drift em um simulador de última geração. Além disso, o mais recente carro do piloto, o Corvette C7 Z06, estará em exposição. O Drive Experience contará com uma pista indoor projetada especialmente para o evento.
Com 14 mil metros quadrados, os visitantes poderão testar veículos de marcas como BYD, Caoa, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, RAM e Renault. O circuito inclui uma longa reta de 160 metros, desenvolvida para que os participantes sintam melhor a potência e torque dos veículos, além de exercícios práticos como slalom e frenagem. A expectativa é que 1 mil visitantes por dia possam acelerar em voltas de até 10 minutos.
Ram Dakota – A primeira picape média da Ram, a Dakota, será uma das atrações do estande da fabricante no Salão. Ela foi revelada na versão Warlock no mês passado em um evento que oficializou o início da produção do modelo no Polo Industrial de Córdoba, na Argentina.

O nome da picape havia sido divulgado em agosto na apresentação do conceito Nightfall, que antecipou as linhas da versão definitiva da Dakota. A nova Dakota é o segundo modelo da Ram desenvolvido e produzido fora da América do Norte. Será lançada no Brasil em 2026. O estande da Ram trará ainda, segundo os diretores, algumas surpresas.
Fiat 50 anos – A marca italiana pertencente ao grupo Stellantis escolheu o Salão de São Paulo para começar a festejar os 50 anos no Brasil. Para isso, vai apresentar suas picapes Strada, Toro e Titano – além do Abarth 600e – em uma área de 500 metros quadrados. A Fiat quer continuar a ser a principal vendedora de picapes no Brasil nos últimos cinco anos.

Ela também aproveitará para apresentar um carro conceito que promete surpreender todos e revelar o direcionamento que orientará seu futuro nos próximos anos. Quanto ao Abarth 600e Scorpionissima, o elétrico de edição especial será um dos destaques. Também haverá um espaço dedicado aos fãs da série da Netflix Stranger Things. O Abarth 600e é o modelo mais potente da marca.
Sportage reestilizado

A Kia Brasil vai aproveitar a 31ª edição do Salão Internacional do Automóvel para lançar o novo Sportage reestilizado. A importadora também anunciou a pré-venda da versão EX Prestige, mantendo seu preço em R$ 267.190 em caráter promocional. As principais mudanças de reestilização do Sportage 2026 dizem respeito aos novos desenhos dianteiro e traseiro, marcados pela assinatura luminosa Star Map, novo design da roda, do painel de instrumentos, assim como novo volante de 2 raios.
O motor turbo GDI (injeção direta), 1.6 litro, a gasolina, tem sistema híbrido de 48V, capaz de gerar 178 cavalos de potência combinada e torque de 27 kgf.m. O sistema de comando desse motor propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, economizando combustível.
O sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.
Com essa configuração, o novo Sportage registrou desempenho 8% superior ao obtido por sua versão anterior, com 12,5 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro e sempre abastecido com gasolina. O Sportage conta com diversas tecnologias de auxílio à condução: alertas de fadiga do condutor, prevenção de colisão por ponto cego, prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado e por aí vai.