Walberto Maciel
Especial para a Multieixos
São Paulo (SP) – A chinesa GWM apresentou nesta segunda-feira (17) o reestilizado Haval H6, o SUV híbrido líder em vendas na categoria. Desenvolvido a partir de pesquisas, ele teve poucas mudanças visuais. A mais significativa nas quatro novas versões aconteceu na dianteira. Nas laterais e na traseira a montadora preferiu manter o modelo sóbrio e elegante que o brasileiro já aprovou.

Em linhas gerais o jeitão do carro é o mesmo que estamos acostumados a ver pelas ruas das grandes cidades, exceto a grade frontal, com 87 blocos de maior amplitude, que dão o nome de Galáticos a esta série e reforça a ideia de um carro maior do que é. O que mudou mais foi o interior, que está mais minimalista, confortável e com destaque de cores e espaços bem acentuados. Também foram feitas a recalibragem na suspensão, direção e acertos nos motores a combustão e elétricos.

Os novos Haval H6 da família Galáticos” chegam nas versões HEV2, com preço inicial de R$ 223 mil; PHEV19, por R$ 248 mil; PHEV35, ao preço de R$ 288 mil; e GT, por R$ 325 mil. O detalhe é que a GWM preferiu não mexer nos preços da versão topo de linha, a PHEV35, e na esportiva, a GT, que continuaram com os mesmos das anteriores. A primeira, por sinal, que sucede a 34, vem com 40 itens do Adas 2, sistemas avançados de assistência ao condutor. As de entrada também contam com ítens desse sistema, mas que correspondem ao preço da escolhida.
O interior da nova versão conta com três variedades de acabamento: HEV2 e PHEV19 trazem bancos de couro e revestimentos na cor preta; o PHEV35, marfim com preto; e a GT, preto com apliques de camurça e o emblema GT em vermelho nos bancos dianteiros. Todos trabalhados com cuidado e visando a beleza, mas essencialmente o conforto do usuário.

O test-drive realizado em um local diferenciado – o aeroporto civil Catarina, em São Paulo -,que chama atenção pelo glamour e pelos jatinhos que pousam e decolam toda hora, deixou a desejar. Dar apenas três voltas em uma pista pequena do aeroporto, com ambiente totalmente controlado e abrindo e fechando cancelas de estacionamento, dificultou conhecer o carro em seus detalhes. Quase não deu para sentir o novo motor 1.5 turbo com injeção direta a gasolina, juntamente com os seus dois motores elétricos, posicionados nos eixos dianteiro e traseiro.

Por apenas alguns segundos deu para perceber que o carro está bem mais forte e, principalmente, na versão PHEV35, faz a mudança de tração de acordo com a necessidade do motorista, usando os três motores em conjunto ou alternando os elétricos, de acordo com a condução do veículo.
Foram testadas também a condução autônoma de ré para correção de trilha e o assistente que estaciona o carro em uma vaga em baliza sem a intervenção humana. O teste de frenagem autônoma dianteira deixou dúvidas, mas os técnicos explicaram que ele é apenas auxiliar, não substitui a atenção do motorista.

Mas se tem algo que chamou a atenção foi o freio – que também foi recalibrado para as novas versões e corresponde muito bem. Freia sem quase nada de arrasto e de forma progressiva, mantendo o carro equilibrado, mesmo com a velocidade acima dos 120 km/h demonstrando a preocupação da marca com a segurança, já que durante a frenagem, o carro se comporta com bastante equilíbrio e sem derrapagens.
Entre os ítens de segurança na versão topo de linha destacam-se a câmera 540º, que ajuda a desviar de obstáculos no terreno, o sistema de frenagem frontal em apoio ao motorista e toda aquela série de ítens como câmera de reconhecimento facial que monitora o condutor, mantendo-o em alerta. Nesta versão, o Haval H6 conta com 12 sensores de estacionamento, cinco câmeras e dois radares.
Tecnologia
O novo Haval H6 traz outra grande novidade, que é a plataforma digital Coffee OS 3, sistema operacional inteligente desenvolvido pela própria GWM. Ela oferece uma interação digital mais rápida, menus reorganizados e navegação mais intuitiva e com novos recursos.

A experiência foi desenhada para reduzir o número de toques necessários para comandos cotidianos, tornando o uso do veículo mais direto e natural. Com isso, a nova central multimídia oferece uma experiência de uso semelhante aos novos smartphones com brilho e cores de telas no mesmo nível que os telefones da linha premium.
Motorização
O novo Haval H6 mantém o conjunto Hybrid Intelligent 4WD (Hi4), tecnologia validada pela sociedade dos engenheiros automilísticos (SAE0 da China como uma das mais avançadas do mundo em integração híbrida.
O sistema combina um motor 1.5 turbo de nova geração (150 cv e 24,8kgfm) – o mesmo que passou ser usado no Wey 07. Esse conjunto trabalha associado a uma bateria de 35 kWh, resultando em uma potência combinada de 393 cv e torque total de 78,8kgfm, com autonomia no modo elétrico de 119 km no padrão Inmetro.
O sistema Hi4 está disponível nas versões plug-in PHEV35 e GT, que tem tração integral. A versão PHEV35 passa a adotar essa nova nomenclatura no lugar de PHEV34 para expressar com mais precisão a capacidade da bateria.
A arquitetura inclui ainda a já conhecida transmissão híbrida dedicada (DHT) de duas marchas, que garante transições suaves entre os modos elétrico, híbrido e 4WD. O resultado é uma condução refinada, silenciosa e equilibrada, com desempenho superior e tração inteligente em qualquer condição.
Na versão plug-in PHEV19, não há motor elétrico traseiro, e a bateria de 19 kWh, em conjunto com o motor a combustão, produz 326 cv de potência combinada, com autonomia no modo elétrico de 73 km conforme o padrão Inmetro. Na versão autorrecarregável HEV2, a bateria de 1,6 kWh e o powertrain produzem 243 cv de potência combinada.




























