Walberto Maciel
Especial para a Multieixos
Se você é daqueles brasileiros meio céticos com a Renault, prepare-se para uma mudança em tudo que você já viu nos produtos da marca. A Renault apostou todas suas fichas e conseguiu fazer um carro do nada ao bem próxim do “excelente” para marcar seu retorno ao mundo dos SUVs no Brasil. O Boreal vem para enfrentar esse estigma em três versões: Evolution,Techno e Iconic com preços promocionais de lançamento de 178 mil, R$ 200 mil e 215 mil, respectivamente.

O carro é bonito, arrojado e tem presença impactante – e promete dar trabalho para o Compass, da Jeep; T-Cross, da Volkswagen; e o Corolla Cross, da Toyota, seus concorrentes diretos. Tudo nele é. O diretor da marca Caique Ferreira garante: não tem uma peça que esteja sendo aproveitada de modelos anteriores. A não ser a carroceria montada na plataforma dele, do Kardian e da Niagara, uma picape média que está na linha de montagem e promete chegar no início de 2026.

O motor é um 1.3 turbo (flex) de 163cv e torque de 27,5kgfm. O câmbio é automático de dupla embreagem de seis marchas banhada a óleo. Ele faz 0km/h a 100okm/h em 9,2 segundos – o que garante excelente retomada na rodovia, numa ultrapassagem, por exemplo.

O Boreal também é suave e seguro na velocidade de cruzeiro, com seus vários modos de navegação – que ajudam na autonomia e na economia de combustível, com números previstos de 13,8 km por litro na estrada e 11,3 na cidade, em média. E ainda é, mesmo sendo a combustão, silencioso.

- O novo SUV da Renault traz tecnologia intuitiva, sendo o primeiro veículo produzido no Brasil com o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services
- Sistema de som premium Harman Kardon, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre
- Com nota A no Inmetro, o Boreal oferece a melhor eficiência energética (1,79MJ) do segmento C-SUV entre os modelos a combustão. Em suma: baixo consumo para os consumidores
- Cinco anos de garantia sem limite de quilometragem
A segurança é outro ponto relevante

O pacote de assistência ao motorista, o Adas, tem 24 itens. Entre eles, controle de manutenção dentro das faixas de circulação, controle de frenagem quando se aproxima muito do carro à frente, câmera de 360º e aviso de aproximação de pessoas, veículos e objetos quando o carro está estacionado para desembarque ou embarque de passageiros com as portas abertas.

Conheças os principais equipamentos e sistemas de auxílio à condução
- Alerta de permanência em faixa: avisa o motorista se o veículo sai de sua faixa de rodagem por meio de um alerta sonoro ou vibração do volante.
- Assistente de permanência em faixa: detecta se o veículo sai de sua faixa de rodagem e aplica uma correção no volante para ajudar o motorista a se manter na faixa.
- Assistente de permanência em faixa em tráfego contrário e com intervenção para ponto cego: atua em situações críticas, como no caso de risco de sair da estrada, presença de um veículo vindo em sentido contrário ou detecção de ultrapassagem perigosa. Alerta o motorista e corrige a direção mantendo o veículo na faixa para reduzir um eventual risco de colisão que tenha sido detectado.
- Alerta de ponto cego: detecta a presença de veículos (carros, caminhões, veículos de duas rodas, etc.) atrás e ao lado do veículo e determina se existe um possível risco de colisão. Neste caso, um sinal luminoso no retrovisor externo do lado do risco de colisão serve de alerta para o motorista.
- Alerta de saída segura dos ocupantes: Este sistema utiliza os dois radares laterais traseiros para identificar veículos vindo de trás no momento, alertando de forma visual e sonora aos ocupantes antes de desembarcarem do veículo.
- Alerta de tráfego cruzado traseiro: permite sair com toda segurança de um espaço em marcha à ré, graças aos radares laterais traseiros que detectam e alertam sobre a aproximação de obstáculos nos cantos do veículo.
- Assistente de parada de emergência: alerta o motorista de forma visual e sonora e pode desacelerar o veículo e até parar na mesma faixa de rolagem caso haja inatividade do motorista.
- Frenagem automática de emergência: alerta quando há risco de colisão, podendo acionar a frenagem se o motorista não reagir.
Outros dispositivos são o reconhecimento de placas de velocidade e o sensor de fadiga. O Adas nível 2 combina um controle de velocidade adaptativo com Stop&Go à centralização de faixa , permitindo que o veículo se mantenha centralizado e a uma distância segura, de maneira contínua. “Toda a tecnologia embarcada é focada no motorista e sua família”, diz o CEO da empresa, Ariel Montenegro.

As três versões
Evolution – R$ 179.990
- Controle de velocidade adaptativo inteligente
- Painel de instrumentos digital de 7″
- Ar-condicionado automático e digital dual-zone
- Câmbio automático EDC de 6 marchas
Techno – R$ 199.990
- Aviso de saída dos ocupantes
- Painel de instrumentos digital de 10″ com replicação de mapa
- Cinco modos de condução (eco, comfort, sport, smart e perso), somados a todos os itens da Evolution.
Iconic – R$ 214.990
- Câmera 360º com visão 3D
- Teto solar panorâmico elétrico
- Multimídia OpenR de 10″ com Google built-in e som premium Harman Kardon® com 10 alto falantes
- Painel de instrumentos digital de 10″ com replicação de mapa
- Controle de velocidade adaptativo inteligente
- Painel de instrumentos digital de 7″
- Ar-condicionado automático e digital dual-zone
- Câmbio automático EDC de 6 marchas, mais todos os itens da versão Techno