Nova picape a diesel da GWM custa de R$ 260 mil a R$ 240 mil

Modelo Poer P30, que vem concorrer com Hilux, Ranger, S10 e Titano, é o primeiro não eletrificado da marca no Brasil. Confira detalhes

A GWM Brasil fechou o primeiro semestre de 2025 com crescimento nas vendas muito acima da média do setor automotivo nacional. No período, registrou 15.261 veículos emplacados – um aumento de 19,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram vendidas 12.730 unidades. O desempenho é ainda mais relevante considerando que o mercado de veículos leves cresceu 3% – o que evidencia um avanço da GWM sete vezes a mais que a média do setor. Mesmo assim, ele não para de agitar o universo automobilístico brasileiro. 

Para entrar no segmento das picapes, por exemplo, a marca trouxe a Poer P30. A diferença é que ela tem apenas motorização turbodiesel, mais a tração 4×4 mecânica com reduzida e bloqueio de diferencial – semelhante às demais veteranas concorrentes da categoria, como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Fiat Titano e por aí vai. É, por sinal, o primeiro produto da GWM sem eletrificação à venda no mercado brasileiro. Preços? R$ 240 mil pela versão Trail e R$ 260 mil pela Exclusive. Até o dia 20 de setembro, a marca dá um desconto de R$ 20 mil. 

O motor da Poer (lê-se como Power, em inglês) é um 2.4 turbodiesel de 184 cv (com tração 4×4)  e 48,5kgfm de torque – e logo a 1.500rpm (sendo que 50% do máximo já está disponível a 1.000rpm), fazendo de zero a 100 km/h em 11,2 segundos. O câmbio é automático de nove marchas. Na apresentação do modelo, a GWM ressaltou que é referência mundial em picapes, com mais de 2,65 milhões de unidades vendidas globalmente e com a impressionante marca de 50% de participação no mercado chinês, o maior do mundo. Por lá, a linha Poer é líder do segmento há 27 anos consecutivos. 

✔ Dimensões e capacidade – A Poer tem 5,42m de comprimento e entre-eixos de 3.230mm. É um pouco maior do que as concorrentes (a Ranger, por exemplo, tem 5,37m). São 3,20m de distância entre-eixos. A caçamba tem volume de 1.248 litros, com capacidade de carga de 1.010kg. O tanque de 78 litros e o reservatório de Arla 32 de 15 litros garantem autonomia estendida.

✔ Interior – A cabine da versão Trail tem bancos em couro ecológico (com ajuste elétrico para o do  motorista), ar-condicionado climatizado com botões físicos e carregador sem fio de 50W. Ambos apresentam telas Full HD de 10,25” no painel de instrumentos e 14,6” na multimídia, garantindo controle total sobre funções de condução, navegação e conectividade. A cabine da Exclusive oferece acabamento em couro legítimo, painel soft touch, paddle shift no volante para troca das marchas, resfriamento/aquecimento de bancos e amplo espaço interno.

✔ Pontos de alimentação – O console central ainda traz um recurso exclusivo da Poer P30: três botões que acionam os pontos de alimentação 12V para instalação de equipamentos. Eles ficam posicionados no cofre do motor (para a instalação de um guincho elétrico, por exemplo), no banco do motorista (geladeira) e na parte traseira do chassi (para uso de reboques).

✔ Garantia – É de 10 anos – a mesma oferecida pela Toyota, embora mais ampla. As duas marcas ofertam esse prazo para motor, transmissão, eixos, freios, caixa de direção e ar-condicionado. Para os demais componentes, o prazo é diferente entre as duas marcas. Na Toyota, itens como suspensão, volante, acabamentos internos, borrachas, cintos de segurança, painel de instrumentos e central multimídia têm garantia de apenas três anos. Na GWM, o prazo sobe para cinco anos.

✔ Para nosso gosto – A direção é elétrica progressiva – reajustada, segundo a marca, para a preferência do consumidor brasileiro. Ela proporciona leveza em manobras e precisão em altas velocidades. Para completar o conjunto, freios a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição eletrônica. A GWM também garante que o baixo nível de ruído – graças ao nível de isolamento acústico da cabine – a deixa de 2 a 4 dB mais silenciosa que as demais concorrentes.

Conectividade – O sistema multimídia Full HD de 14,6” permite espelhamento Android e CarPlay sem fio, além do controle remoto via aplicativo MY GWM, que integra funções como travamento, localização do veículo, programação do ar-condicionado e monitoramento do status do motor – tudo pelo celular. O sistema de som com seis alto-falantes e amplificador dedicado oferece áudio premium, enquanto a visão panorâmica 360° facilita manobras e aumenta a segurança em áreas urbanas e off-road.

✔ Fábrica em Iracemápolis – A Poer P30 marca a inauguração da fábrica da GWM em Iracemápolis (SP), a primeira unidade produtiva da marca nas Américas e no Hemisfério Sul, e a terceira fora da China com base completa de produção — as outras estão localizadas na Rússia e na Tailândia. Com área total de 1,2 milhão de m² e 94 mil m² de área construída, a unidade possui atualmente capacidade para produzir 50 mil veículos por ano. É resultado de um investimento de R$ 10 bilhões até 2032.