A marca chinesa Geely Auto inicia oficialmente, em parceria com a Renault, seu retorno ao mercado brasileiro, com o começo das vendas do elétrico EX5. A empresa já opera em quase 90 países – do Oriente Médio à Ásia, da América Latina à Europa, da Ásia Central à África. Ela foi fundada apenas em 1997 e gerencia marcas famosas e consolidadas como a Volvo, a Lotus e a Polestar. Em 2024, elas venderam mais de 2,2 milhões de unidades, volume 32% superior ao registrado no ano anterior.
O EX5 já estava sendo mostrado ao consumidor em 22 shoppings brasileiros e abriu a pré-venda em 17 de julho e chegará, num primeiro momento, a 23 lojas. O modelo, um SUV médio já vendido em mais de 25 mercados ao redor do mundo e que possui porte semelhante ao do Jeep Compass. Ele mede 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,67 metro de altura e tem entre-eixos de 2,75 metros.

Estará disponível em duas versões: Pro, de entrada, e Max, com acabamento mais refinado. Os preços são R$ 205.800 e R$ 225.800, respectivamente. O motor dianteiro gera 218cv de potência, com 32kgfm de torque. A capacidade da bateria é 60,2 kWh, segundo o Inmetro, e a autonomia varia conforme a versão: o Pro roda até 413km e o Max, 349km. A aceleração também varia: 0 a 100 km/h em 6,9 segundos para o primeiro; 7,1 segundos, para o segundo.
O pacote de equipamentos é recheado, principalmente no topo de linha, claro. Ela vem, por exemplo, com controle de cruzeiro adaptativo, teto solar, rodas de 19″ e até bancos dianteiros com função de massagem. As duas versões têm central multimídia com tela de 15,4″, compatível com Android Auto e Apple CarPlay – e mimos como bancos com ajustes elétricos. O interior é elegante, sofisticado até, com uso de materiais de qualidade superior.
Nova Toro 2026: como vai ficar – A Fiat mostrou nesta sexta-feira (1/8) as primeiras imagens oficiais da nova Toro 2026. Em um rápido vídeo, a marca destaca quais serão as principais mudanças externas – que, pelo que se observa, afetam a parte dianteira e a iluminação.

No geral, essa segunda reestilização da picape – que, de fato, revolucionou o segmento no país – adota design de modelos europeus como o novo Grande Panda. marcado por linhas retas. Esse desenho, aliás, segue o usado nos Argo, Cronos, Pulse e Fastback. A Toro é líder desde que foi lançada, com mais de 600 mil unidades produzidas.
Omoda e Jaecoo – Com menos de três meses do início de suas vendas, a Omoda & Jaecco festeja 1 mil carros entregues no Brasil. A milésima unidade é de um Jaecoo 7 Prestige, vendido no Espírito Santo. O dono escolheu o Jaecoo 7 Prestige, que tem de fato muita tecnologia embarcada e oferta mais de 1,2 mil quilômetros de autonomia. Em junho, a marca alcançou 36% de crescimento.
Venda de SUVs se consolida de vez – O comércio de utilitários-esportivos praticamente dobrou seu espaço nos últimos cinco anos: no primeiro semestre de 2025, dos 878,6 mil automóveis licenciados, 468,6 mil foram SUVs. Isso significa uma relação de 53,3%. Primeira vez, os SUVs poderão ultrapassar 1 milhão de unidades vendidas em um único ano – o dobro dos emplacamentos de cinco anos atrás.
Haval H6: versão básica por R$ 199 mil – E mais uma notícia sobre SUVs: a chinesa GWM lançou uma série limitada de 2 mil unidades do SUV H6. A One custa R$ 199 mil, tem configuração baseada na HEV2 e bate, em termos de equipamentos, com modelos como o recém-lançado Nissan Kicks.

O conjunto de propulsão é híbrido composto por um motor 1.5 turbo a gasolina e uma unidade elétrica, com tração dianteira. Entrega 243cv de potência e 54kgfm de torque – e faz 14,4 km/l (estrada) e 11,8 km/l (vias urbanas). O interior é todo preto (ou, como queiram, “blackpiano”) e traz até bancos dianteiros com ajuste elétrico e ventilação (e ajuste de lombar para o motorista). O teto solar foi dispensado. A abertura elétrica da tampa do porta-malas, idem. O carregador de celular é por indução (de 15W).
Fastback: 150 mil produzidos – E por falar em utilitários-esportivos, o primeiro SUV cupê da Fiat, o Fastback, acaba de alcançar o marco de 150 mil unidades produzidas. Produzido no polo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, o modelo chegou ao mercado em 2022 e, em novembro de 2024, passou a ser oferecido também com tecnologia híbrida.
Ele é o segundo SUV da Fiat a ser produzido no Brasil e vem em cinco versões: a turbo 200 AT, a Audace T200 AT Hybrid, a Impetus T200 AT Hybrid, a Limited Edition T270 AT e a Abarth. Um dos seus pontos fortes é o porta-malas, com 600 litros. Recentemente, passou por mudanças, principalmente no design, ganhando uma uma grade redesenhada com linhas mais retas.