A francesa Renault apresentou a jornalistas o SUV médio Boreal, um modelo recheado de tecnologias (e visual muito interessante) para concorrer com os já estabelecidos Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Ele já começou a ser produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, mede 4,56m de comprimento, com entre-eixos de 2,70 metros – e é mais largo, mais alto e até mais imponente do que os citados acima.
O SUV deve custar (versão topo de linha) em torno dos R$ 240 mil. Mas só chega às lojas no fim do ano. O modelo tem vários pontos fortes – é uma aposta para o mundo emergente, como a América Latina, Oriente Médio e África árabe. No Brasil, serão três versões. Há vários bons requisitos para vendas. Do porta-malas, que garante 586 litros, às gigantes rodas de liga leve de 19 polegadas. E, claro, o belo visual – marcado pela nova identidade da Renault e sua grade frontal na cor da carroceria com a logo “Nouvel’R” (em relevo) e faróis de LED alongados invadindo os para-lamas.

Mas o que chama a atenção é o acabamento interior de alta qualidade – de nível, aliás, de modelos mais premium (e mais caros). Nele, a marca também abusa (ainda bem) da tecnologia. Desde o painel de duas telas de 10’’ integradas, com quadro de instrumentos digital personalizável, a central multimídia com um serviço do Google (inédito em carro fabricado aqui) com sistema de conectividade incluindo Google Maps, assistente por voz, loja de aplicativos e atualização remota. O processamento dos sistemas (incluindo o de segurança ativa) é feito pelo chip Snapdragon Chassi, da Qualcomm.

O sistema de som é premium – da Harman Kardon – e foi desenvolvido com ajuda de instrumento (francês, claro) Jean-Michel Jarre, filho do também compositor de trilhas sonoras Maurice Jarre. Tem até cinco perfis acústicos diferentes. A iluminação ambiente é personalizável – e em 48 cores! Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e massagem para o motorista. E por aí vai. O console é uma mini geladeira, por exemplo.

O pacote de segurança é para lá de caprichado. São 24 sistemas de assistência ao condutor: piloto automático adaptativo com função para e anda, centralização ativa de faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, leitor de placas, câmeras 360°, assistente para detectar veículos e ciclistas ao abrir portas etc.
São cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Perso e o inédito Smart, que se adapta automaticamente ao estilo de direção do motorista com o tipo de trajeto encontrado. O Boreal também traz como novidade o motor 1.3 turbo (flex) de 163cv e torque de 27,5kgfm. O câmbio é automático de dupla embreagem de seis marchas.