Quando foi lançada, em março do ano passado, a Fiat Titano enfrentou algumas críticas. A suspensão, por exemplo, foi o principal alvo. A direção, mal calibrada, idem. O conjunto, no fim, era desconfortável. A picape teve uma gestação complicada: nasceu como Peugeot Landtrek, em 2020, e com foco na África e na Ásia, e já como Fiat começou a ser montada no Uruguai.
Agora, a picape média renasce. Primeiro, começou a ser produzida na Argentina – e é o primeiro produto do novo hub de picapes da Stellantis em Córdoba, reforçando de certa forma o protagonismo da Fiat na América do Sul.
Segundo, ganhou novo motor: o Multijet 2.2, que deixa a picape mais potente e econômica, com 200 cv de potência e 45.9kgfm. Isso fez com que o consumo no ciclo urbano, que era de 8,5 km/l, passasse a ser de 9,9 km/l, numa economia de 16%. Já na estrada, a Titano passa a fazer 10,8 km/l, 17% melhor se comparado aos 9,2 km/l do motor anterior.

A aceleração de 0 a 100 km/h passou de 12,4 km/h para impressionantes 9,9 km/h, ou seja, 20% de melhora. Por fim, a Titano ganhou nova calibração de suspensão, novo sistema de tração e novo câmbio de oito velocidades nas versões automáticas.
A capacidade off-road do modelo, segundo os engenheiros da marca, foi elevada. A versão Ranch passa a ter o pacote Adas, pacote de segurança com recursos como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e piloto automático adaptativo, deixando a condução mais segura.
A picape também passa a contar com freios a disco nas quatro rodas e novo sistema de tração integral permanente (AWD) – que permite a troca automática entre a tração traseira (2H) e a tração integral (4X4), garantindo mais segurança em qualquer tipo de superfície.

A Titano conta com seis airbags, sete alças de apoio e diversos sistemas avançados de assistência ao condutor – como alerta de saída de faixa, assistente de descida, detector de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração e um sistema que melhora a estabilidade nos reboques.
Sofisticaçao – O interior da Titano ganhou elementos que lhe remetem mais sofisticação, a começar pelo console central, com alavanca de câmbio mais moderna, tipo manche, e o novo freio de mão eletrônico.
O quadro de instrumentos é também novo, com tela colorida de 7’’, para a versão Ranch. A central multimídia de 10” pode ser personalizada e facilita o acesso às várias configurações do carro, contando com uma página exclusiva para condução fora de estrada (Off-Road). Com Apple Carplay e Android Auto, a central foi aprimorada, agora com conexão sem fio para smartphones.
Ainda falando na central, a câmera 360° off-road continua como um diferencial importante. Além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a direção. Tudo isso graças às quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo, que garantem que esteja pronta para enfrentar qualquer terreno.
Confira os preços sugeridos:
Fiat Titano Endurance – R$ 233.990
Fiat Titano Volcano – R$ 263.990
Fiat Titano Ranch – R$ 285.990