Os utilitários-esportivos, os chamados SUVs, são a categoria de veículos que mais vende no Brasil. Para se ter uma ideia, representam quase metade de todos os carros emplacados no país: em 2024, foram vendidos 939,3 mil deles.
Por isso, a Mobiauto, marketplace de veículos usados do Brasil, fez uma pesquisa em sua base de dados para verificar a desvalorização dos SUVs vendidos no Brasil durante o seu primeiro ano de uso.
De acordo com o levantamento, o Chevrolet Tracker apresentou a menor depreciação (-0,73%) no período entre abril de 2024, quando era 0km, e abril de 2025, como seminovo. Na segunda posição do ranking, o Toyota SW4, líder de vendas entre os SUVs grandes de sete lugares, apontou desvalorização média de -0,82%.
Os SUVs premium BMW X6 (-1,29%) e Land Rover Discovery Sport (-1,68%) foram o terceiro e quarto colocados, respectivamente, na pesquisa realizada pela Mobiauto. Com desvalorização média de -2,15%, o Jeep Compass foi quinto SUV que menos perdeu valor no último ano, seguido pelo Renault Duster (-2,26%), na sexta colocação.
O Ford Territory, com depreciação média de -2,54%, obteve índice inferior ao de modelos, como Volkswagen Taos (-2,86%), Audi Q3 Sportback (-3,24%) e BMW X3 (-3,65%), de acordo com a lista abaixo:
SUVs que menos desvalorizaram entre abril de 2024 e abril de 2025 | |
Modelo | Desvalorização % |
Chevrolet Tracker | -0,73% |
Toyota SW4 | -0,82% |
BMW X6 | -1,29% |
Land Rover Discovery Sport | -1,68% |
Jeep Compass | -2,15% |
Renault Duster | -2,26% |
Ford Territory | -2,54% |
Volkswagen Taos | -2,86% |
Audi Q3 Sportback | -3,24% |
BMW X3 | -3,65% |