GWM traz o Tank 300 para entrar na ‘guerra’ dos SUVs híbridos off-road

Modelo de 394cv, que une conforto e muita tecnologia para o mundo fora-de-estrada, custa R$ 333 mil até 30 de abril

Walberto Maciel, especial para o Multieixos – A chinesa GWM põe esta sexta (4) no ‘front’ do mercado brasileiro de SUVs o seu novo ‘carro de combate’: o Tank 300 Hi4T. E com a pretensão de vencer a guerra – ou, nesse caso específico, liderar o segmento de utilitários-esportivos on ou off-road na faixa de preços de R$ 300 mil para cima. Bem, o Tank 300 Hi4T demonstra, já de cara, capacidade de estratégia: mais de 250 brasileiros fizeram pré-reserva sem ao menos vê-lo ou sequer saber seu preço. E a meta era negociar 100 unidades. Com isso, só nesse processo arrecadou R$ 1,8 milhão.

Bem, para acabar com a curiosidade: quem o reservar até o dia 30 de abril (mediante pequena entrada) vai pagar R$ 333 mil. O Tank 300 é do tipo híbrido plug-in (exige uso de tomada elétrico) e tem motor 2.0 turbo com 394 cavalos de potência, com torque de 76,4 kgfm. Mesmo com suas 2,6 toneladas, vai de 0 a 100 em 6,2 segundos.

Com nove marchas, faz 14, 5km por litro na estrada e 12,5 na cidade, com os dois motores em funcionamento. O motor elétrico permite uma condução urbana bastante suave e garante pelo menos 100km de autonomia, obtida na regeneração de energia na redução da velocidade e frenagens. 

O SUV híbrido plug-in da GWM combina um motor 2.0 turbo a gasolina com um motor elétrico dianteiro, entregando 394 cv de potência e 750 Nm de torque. Sua bateria de 37,1 kWh garante autonomia elétrica de até 75 km (pelo padrão Inmetro) ou 106 km (pelo padrão WLTP). Com tração 4×4 (modos 2H, 4H e 4L), 9 modos de condução e condução semi autônoma nível 2+, o Tank 300 estabelece um novo padrão de performance e segurança no segmento

Ele lembra alguns off-roads que já estão no mercado, mas tem algo a mais: anda no asfalto, na lama  e em outros tipos de terreno com o mesmo desempenho e com o conforto de um carro de luxo.

Mas além de toda força, o Tank 300 tem um diferencial: é confortável. Não existe a possibilidade dele bater em um buraco ou qualquer outro obstáculo e passageiros e motoristas sentirem “a pancada”. Tem três camadas de vidro e de borrachas no fechamento de suas estruturas, para reduzir o ruído do motor e do próprio deslocamento do carro. 

Investimentos – Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México, confirmou investimentos da planta de produção no Brasil, com investimentos programados na ordem de R$ 10 bilhões até 2032. “Para garantir que possamos oferecer veículos capazes de atender às necessidades de um mercado tão importante e estratégico quanto o Brasil, a GWM decidiu que era essencial estabelecer uma fábrica aqui”, comentou ele. 

A operação da planta da GWM em  Iracemápolis, no interior de São Paulo, começa ainda no primeiro semestre do ano. Lá, será fabricado o Haval H6. “Isso significa que produziremos no Brasil a tecnologia híbrida de ponta, que vai do HEV2 autocarregável ao híbrido plug-in GT, com uma autonomia elétrica de 170km e 393 cavalos de potência”, reforçou ele. A fábrica terá uma capacidade de produção anual de 30 mil veículos até o final do primeiro ano, com planos de aumentar para 50.000 unidades nos anos seguintes.