Vinte de cada 100 carros 0km vendidos no DF são eletrificados da BYD

A fabricante chinesa também é líder de mercado em outras cinco cidades. No varejo, a marca já alcançou a quinta colocação em todo o Brasil

As estratégias de mercado da BYD no Brasil, que passam por importações em grandes volumes e estabelecimento de preços agressivos, têm dado resultado. No mês de março, por exemplo, a empresa chinesa chegou ao top 5 no ranking das marcas que mais venderam no varejo (diretamente ao consumidor, por meio de concessionárias). Foram, neste terceiro mês de 2025, mais de 6,8 mil unidades, garantindo uma fatia de 8,3% de participação de mercado – a melhor desde que chegou ao Brasil.

No ranking geral, que considera a soma das vendas de varejo com as vendas diretas, a BYD em março ficou na nona colocação. Foram 8.064 unidades vendidas e 4,52% de participação de mercado. Em relação ao mês anterior o crescimento foi de mais de 14% nas vendas e de 8,3% em relação a fevereiro.

No Distrito Federal, os números de varejo (que não incluem empresas e locadoras) são ainda mais chamativos: a liderança foi garantida com 19,15% de participação. E o curioso é que o desempenho no patamar de cima não foi obtido somente em capitais ou grandes centros urbanos. Em Lauro de Freitas, no interior baiano, a greentch foi dona de 25% de mercado em março. Na também baiana Vitória da Conquista, de 22,78%. Idem, com percentuais semelhantes, nas cidades pernambucanas de Caruaru (17,22%) e Petrolina (23,93%).

“Estamos orgulhosos e gratos aos consumidores do Distrito Federal, que abraçaram de forma impressionante a BYD. A marca vem se destacando seguidamente desde o ano passado nesse local tão importante e que já conta com seis concessionárias nossas”, comentou ao Multieixos Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e Head de Marketing da BYD Auto Brasil.

Se for levado em conta somente os modelos elétricos, o desempenho da BYA torna-se mais significativo: a cada 10 carros elétricos nas ruas do país, quase 8 são dela. Em março, o market share foi de 77% de participação nesse segmento, com 3,7 mil veículos vendidos.

Entre os híbridos, foram 4.334 carros vendidos no terceiro mês do ano, o que significa uma fatia de mais de 33% ou 1 a cada 3 veículos.

Os modelos de destaque do mês foram o Dolphin Mini (elétricos), com 2,4 mil unidades vendidas, e, com os híbridos, o Song Pro e o King, que lideraram as vendas com 2.028 e 1.427 unidades, respectivamente.