Nova Ténéré 700: modelo off-road já está em pré-venda e custa R$ 73 mil 

Entusiastas da lendária motocicleta da Yamaha devem entrar no site da marca e depositar R$ 7 mil

A Yamaha Ténéré 700, apresentada globalmente durante o Salão de Milão, já tem preço sugerido no Brasil: R$ 73 mil (sem frete ou seguro, claro). Os fãs da lendária motocicleta off-road poderão reservar o modelo a partir desta segunda-feira (31/3), a partir do meio-dia. Basta acessar o site oficial da Yamaha e fazer a reserva mediante o pagamento de R$ 7.000. 

A Ténéré, que é reconhecida por sua capacidade de encarar trilhas e dominou o Rali Paris-Dakar na década de 1990, vem equipada com o motor bicilíndrico Crossplane (CP2) de 689cc com 68,9 cv de potência e 6,6 kgfm de torque. A nova 700 ganhou o acelerador eletrônico YCC-T, que proporciona respostas rápidas e precisas. 

O visual é totalmente novo, combinado com ergonomia desenvolvida para ser mais eficaz tanto para pilotagem em estrada quanto off-road. O tanque de combustível (de 16,2 litros) foi movido para a frente para equilibrar o tamanho com a ergonomia ideal, mantendo o design clássico da Ténéré. Essas mudanças, informa a marca, contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e melhor pilotagem. 

A roda dianteira de 21 polegadas foi projetada para enfrentar qualquer estrada, pavimentada ou não, com bastante distância do solo e suspensão de longo curso configurada para absorver até as condições mais desafiadoras. 

A suspensão dianteira também é destaque. Afinal, foi desenvolvida para competição. Os novos garfos invertidos são projetados para enfrentar até mesmo os terrenos mais hostis, com tubos de 43 mm de diâmetro resistentes à torção e 210 mm de curso da roda dianteira, contribuindo para relevantes 240 mm de distância do solo. A suspensão traseira, por sua vez, foi projetada rally. 

Quanto aos paineis, a  700 estreia um TFT colorido de 6,3 polegadas, com dois temas disponíveis: Explorer e Street. O primeiro assegura informações essenciais num estilo dinâmico; o segundo está mais próximo dos primeiros modelos Ténéré, incorporando um design mais tradicional de estilo analógico. A motocicleta vem com uma tomada de carregamento USB Tipo C como padrão, protegida por uma tampa à prova d’água.