Caixa e Azul NeoCarbon firmam parceria no mercado de carbono

Colaboação oferece soluções para empresas compensarem emissões e amplia o acesso ao mercado de créditos de carbono no Brasil

Parceria oferece soluções para empresas compensarem emissões com créditos certificados internacionalmente. Foto: Freepik.

A Caixa Econômica Federal tornou-se o primeiro banco a se unir à Azul NeoCarbon, unidade da Azul Linhas Aéreas voltada à consultoria sobre compra e venda de créditos de carbono. O acordo pretende ampliar o acesso de empresas de diferentes setores a um mercado estratégico para o cumprimento da agenda climática nacional. 

A compra de créditos de carbono envolve investimentos em projetos que evitam ou removem gases de efeito estufa, como a geração de energia a partir da queima de metano em aterros sanitários. Esse tipo de estratégia ajuda a equilibrar os efeitos das emissões de CO₂ e contribui para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Na prática, a parceria oferecerá soluções para empresas que queiram compensar suas emissões, com créditos certificados por padrões internacionais como VCS, CDM e Gold Standard. A Caixa também aplicará seu Programa de Atividades (PoA) certificado pela ONU, o primeiro do Brasil voltado ao gerenciamento de resíduos sólidos e financiamento de carbono.

Segundo Filipe Alvarez, gerente da Azul responsável pela NeoCarbon, a parceiria combina o know-how da companhia, primeira no mundo a ter metas de redução de carbono aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi), com a experiência financeira da Caixa. “Queremos apoiar e orientar organizações de todos os setores no processo de transição energética e descarbonização”, destacou. 

Para Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, vice-presidente de Sustentabilidade da Caixa, a colaboração representa “um avanço concreto na atuação do banco para ampliar o acesso ao mercado de carbono, com soluções confiáveis e alinhadas a padrões internacionais”.