A Páscoa está chegando, mas o aumento dos preços dos ovos de chocolate deve inibir a compra neste ano para maioria da população, conforme dados da pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, realizada pela Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados e divulgada nesta quinta-feira (10/4). Os dados da primeira edição do estudo da Nexus indicam que metade dos brasileiros pretende comprar ovos de Páscoa, mas o limite orçamentário de 61% dos entrevistados é de R$ 50.
O levantamento mostra ainda que 52% dos brasileiros pretendem comprar ovos de Páscoa neste ano, sendo que 18% já compraram e 34% ainda não. Outros 45% devem abrir mão da compra e 3% não sabem dizer. Os mais ricos, com renda familiar acima de cinco salários mínimos, estão mais dispostos a gastar (62%), assim como quem tem filho menor de 18 anos (64%). Já no grupo com pessoas de menor renda, 50% delas não devem comprar o chocolate.
O preço alto é o principal motivo para 36% dos entrevistados não comprarem ovos de Páscoa ou outro tipo de chocolate. Esse fator pesou mais para os jovens (43% na faixa de 18 a 24 anos); classe média (46% entre quem tem renda familiar de dois a cinco salários mínimos) e moradores do Sudeste (49%).
O gasto por produto médio será de R$ 59 e a ideia dos entrevistados é comprar, em média, três ovos. Apenas 1% dos deles vai gastar acima de R$ 200, de acordo com o estudo.
A pesquisa indicou ainda que 43% dos entrevistados disseram que nunca compraram ovos de Páscoa, enquanto 37% afirmaram que sempre compra, e 19%, às vezes. O hábito de consumir anualmente é mais comum entre moradores do Sudeste (40%), quem tem de 35 a 40 anos (44%), renda familiar acima de cinco salários mínimos (49%) e filhos menores de 18 anos (50%).
Crianças são mais lembradas
A pesquisa da Nexus mostrou que os filhos ou outras crianças são os principais presenteados como ovos de Páscoa, correspondendo a 61% das respostas dos entrevistados que poderiam dar mais de uma opção. Outros familiares são lembrados por 30% dos ouvidos.
Dos 45% que desistiram do ovo de Páscoa neste ano, quase metade (21%) vai comprar outros tipos de chocolate para o feriado. Outros 27% não planejam qualquer compra desse tipo. Entre as alternativas, 55% disseram que preferem comprar bombom e 53% buscam barra de chocolate.
A Nexus entrevistou, presencialmente, 2.000 cidadãos com idade a partir de 18 anos, nas 27 entes federativos, entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro no total da amostra é de 2,0 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.