Genial/Quaest: Permanência de Datena embola ainda mais a corrida para a prefeitura de São Paulo

Segunda rodada da Pesquisa Genial/Quaest indica empate técnico entre Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e José Luiz Datena nas eleições de São Paulo

As eleições para a prefeitura de São Paulo estão cada vez mais acirradas. A permanência do apresentador José Luiz Datena (PSDB) na disputa embolou com as candidaturas do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do deputado federal Guilherme Boulos (Psol), e há empate técnico entre os três.

Conforme dados da segunda rodada da pesquisa Genial/Quaest sobre as eleições em São Paulo, divulgada nesta terça-feira (30/7), no confronto com todos os 11 pré-candidatos, há um empate técnico entre Datena, Nunes e Boulos na preferência dos eleitores no primeiro turno, com 20%, 19% e 19%, respectivamente.  O influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) teve 12% das respostas, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB), 5%. Já o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) e Maria Helena (Novo) têm, cada um, 3%. Indecisos somaram 8%, e 9% declaram que votarão em branco, nulo, ou não votarão. 

Em relação ao levantamento anterior, realizado em junho, Datena ganhou mais intenção de votos, inclusive, de petistas, de acordo com o cientista político Felipe Nunes, diretor e fundador da Quaest. No mês passado, os percentuais da preferência dos eleitores eram de 22% para Nunes; de 17% para Datena; e de 21% para Boulos. Para 56%, a escolha do voto para prefeito ainda pode mudar, e para 42%, ela é definitiva.

“A permanência de Datena embolou o jogo. E, surpreendentemente, ele atrapalha mais ao Boulos que ao Nunes. Ele ganhou eleitores do Lula. Enquanto isso, o Marçal ganhou eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)”, disse Nunes, ao Blog. A preferência dos eleitores pela deputada Tabata Amaral, que tinha 6%, em junho, encolheu para 5%, em julho, refletindo “a perda de relevância da parlamentar no jogo”, de acordo com Nunes.

A pesquisa mostra ainda que, sem Datena na disputa, o prefeito Ricardo Nunes tem 24% das intenções de voto e empata com Boulos, que tem 22%. E, em um eventual segundo turno, Nunes venceria Boulos pelo placar de 45% contra 32%. 

De acordo com o levantamento, para 48% dos eleitores, o atual prefeito merece ser reeleito e a gestão dele é avaliada como positiva para 33%. Outros 22% consideram negativa.  Violência é o problema mais grave da cidade para 27%, seguido por saúde, apontada por 16%.

A pesquisa da Quaest, feito em parceria com a Genial Investimentos, foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número SP-06142/2024. Foram ouvidos 1.002 eleitores de São Paulo, com 16 anos ou mais. As entrevistas foram realizadas de forma presencial entre os dias 25 e 28 deste mês. A margem de erro estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 

A seguir, alguns destaques da pesquisa da Quaest: