Genial/Quaest: 46% dos eleitores brasileiros aprovam prisão de Maduro pelos EUA

Conforme dados da pesquisa Genial/Quaest, 46% dos eleitores brasileiros aprovam a prisão de Nicolás Maduro e 39% desaprovam

RS/Fotos Publicas/Nicolás Maduro conduzido por policiais em NY

A maioria dos eleitores brasileiros é favorável à prisão do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelo governo dos Estados Unidos. De acordo com recorte da pesquisa Genial/Quaest, divulgado nesta quinta-feira (15/01), 76% dos entrevistados souberam da prisão de Maduro e 46% dos eleitores aprovaram a ação militar dos EUA na Venezuela. Enquanto isso, 39% dos entrevistados disseram que desaprovam a prisão do ex-presidente do país vizinho. Outros 15% não responderam ou ficaram isentos.

Conforme a pequisa feita pela Quaest em parceria com a Genial Investimentos, para 31% dos entrevistados, o principal motivo para a prisão de Maduro foi o combate ao narcotráfico e, para 23%, restaurar a democracia. Outros 21% disseram que a razão da ação militar dos EUA  na Venezuela foi para controlar o petróleo do país vizinho.

O ex-presidente da Venezuela e a esposa foram presos por militares norte-americanos no último dia 3, em Caracas, e foram levados para uma prisão em Nova York, onde aguardam julgamento da Justiça dos EUA. A vice-presidente

O levantamento revela ainda que os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que lidera as intenções de voto na corrida presidencial em todos os cenários da pesquisa Genial/Quaest –, são os que mais desaprovam a operação que prendeu Maduro.

A desaprovação chega a 62% dos lulistas e a 65% dos esquerdistas não lulistas. Entre os independentes, 44% aprovam e 35% desaprovam. Já entre os entrevistados que se declararam bolsonaristas ou que são direita não bolsonarista a aprovação é maior, de 71% e 74%, respectivamente.

Foram realizadas 2.004 entrevistas com eleitores acima de 16 anos entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

De acordo com relatório da Warren Investimentos, apesar de a primeira edição de 2026 da pesquisa Genial/Quaest manter Lula como favorito para as eleições em outubro, há alguns sinais de alerta para a campanha de reeleição do petista. Entre eles, o fato de que, entre os eleitores que fogem da polarização, 64% dizem que o atual chefe do Executivo não merece ficar mais quatro anos no Palácio do Planalto.