Inimigos ou aliados? Novos presidentes das casas legislativas prometem colaborar com o governo

Diego Amorim comenta o que esperar dos novos presidentes da Câmara e do Senado

RIcardo Stuckert/PR

No Bloco de Notas desta segunda-feira (3/2), Diego Amorim traz as últimas atualizações sobre as eleições que definiram Hugo Motta como novo presidente da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre como novo presidente do Senado. Ambos prometeram colaborar com o governo para aprovar pautas de interesse nacional e fortalecer a democracia.

Hugo Motta, o Novo Presidente da Câmara dos Deputados

Hugo Motta, do partido Republicanos, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com 444 votos, a segunda maior votação da história da Casa. Aos 35 anos, Motta é o mais jovem a assumir o cargo e foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos, incluindo o PT, partido do governo, e o PL, principal sigla de oposição. Durante seu discurso de posse, Motta defendeu a autonomia e independência da Câmara, prometendo fortalecer a prerrogativa dos parlamentares e a defesa da imunidade parlamentar. Ele também destacou a importância de ouvir os colegas para discutir as pautas que serão votadas na Casa e citou Nelson Mandela como inspiração para sua gestão.

Davi Alcolumbre, o Novo Presidente do Senado

Davi Alcolumbre, do União Brasil, foi eleito presidente do Senado com um mandato de dois anos, posto que já ocupou no governo de Jair Bolsonaro. Durante seu discurso de posse, ele reafirmou seu compromisso com a colaboração entre o Legislativo e o Executivo, destacando a importância de aprovar projetos de interesse nacional e fortalecer a democracia no país. Alcolumbre também prometeu priorizar a participação de parlamentares menos experientes e a promoção da visibilidade das mulheres no Parlamento.

Assista agora: